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http://hdl.handle.net/1843/44721
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Autoavaliação institucional da ETSUS Paraná: uma proposta de intervenção para identificar fragilidades e potencialidades |
Autor(es): | Arlete Aparecida Spoladore Pistelli |
primer Tutor: | Marília Rezende da Silveira |
primer miembro del tribunal : | Marília Rezende da Silveira |
Segundo miembro del tribunal: | Luiz Carlos Brant Carneiro |
Resumen: | Este estudo destaca a necessidade de iniciar o processo de avaliação Institucional na ETSUS Paraná numa perspectiva transformadora de forma participativa e democrática com vistas à qualidade do seu desempenho como instituição de educação profissional de nível médio para o SUS. Tem como objetivo elaborar uma proposta de intervenção capaz de viabilizar a autoavaliação institucional da ETSUS Paraná para identificar fragilidades e potencialidades da gestão pedagógica. Através de conversas informais e reuniões com os colegas de trabalho e direção, evidenciou-se a forma pontual e informal com que os processos de avaliação na escola vêm acontecendo. Essa realidade e estudos com revisão bibliográfica sobre avaliação institucional apontaram a importância de propor estratégias para um processo de avaliação voltado à transformação e aperfeiçoamento. A autoavaliação é um componente importante na promoção do autoconhecimento da realidade institucional favorecendo a construção do objeto final que é o plano de avaliação institucional da escola. Por fim será descrito a operacionalização do projeto de intervenção, com ações, cronograma. |
Abstract: | This study highlights the need to start the process of Institutional Assessment in Paraná, that is ETSUS a participatory and democratic way of processing the quality of its performance as an institution of professional education of middle level to the SUS. Aims to draw up a proposal of intervention capable of enabling institutional self-assessment of ETSUS in Paraná to identify weaknesses and potentialities of educational management. Through informal conversations and meetings with co-workers and managers, was punctual and informal way with that assessment processes at school are happening. This reality and studies with literature review on institutional evaluation pointed out the importance of proposing strategies for an assessment process for transformation and improvement. The self-assessment is an important component in promoting knowledge of the institutional situation favoring the construction of the final object that is. |
Asunto: | Educação Profissional em Saúde Pública Educação em saúde Dissertação Acadêmica |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM |
Curso: | Curso de Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Técnicas do Sistema único de Saúde |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/44721 |
Fecha del documento: | 20-may-2013 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Téc. do SUS |
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