Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/44978
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Emerson Antônio Junio Gonçalves | pt_BR |
dc.creator | Ana Cristina Ribeiro Vaz | pt_BR |
dc.creator | Mariana Karina da Silva Santos | pt_BR |
dc.creator | Rafaela Borela Tropia Rabelo | pt_BR |
dc.creator | Sophia Gomes de Ávila Luciano | pt_BR |
dc.creator | Thays Santos Almeida | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-06T18:47:38Z | - |
dc.date.available | 2022-09-06T18:47:38Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.citation.issue | 5 | pt_BR |
dc.citation.spage | 1001 | pt_BR |
dc.citation.epage | 1011 | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9788567869315 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/44978 | - |
dc.description.resumo | Bullying, termo da língua inglesa que tem como significado “valentão” se refere a todas as formas de atitudes agressivas verbais ou físicas intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente. Tais atitudes podem ser exercidas por um ou mais indivíduos, causando dores e angústia a quem as sofrem. Nas escolas de Educação Básica até pouco tempo atrás, ele era visto como fatos isolados de “briguinhas” entre os colegas e normalmente as famílias e as instituições de ensino não tomavam nenhuma atitude a respeito. Atualmente no Brasil, uma grande parte das escolas não está tão alheia a esse fato, uma vez que elas não se reconhecem como um local apenas para trabalhar o ensino formal, mas também como uma instituição preocupada com a formação cidadã de seus educandos, de direitos e deveres (FILHO, 2004). Percebendo a importância de se trabalhar o tema Bullying no ambiente escolar um grupo de alunos participantes da disciplina Grupo de Trabalho Diferenciado (GTD) do Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais (CP/EBAP/UFMG) decidiu pesquisa- lo com o objetivo de sensibilizar os colegas, docentes e servidores técnicos da referida instituição de ensino sobre a importância do tema. Para alcançar tais objetivos os estudantes realizaram uma pesquisa bibliográfica em sites e revistas e elaborou e aplicou um questionário com questões fechadas sobre o Bullying no Brasil e no mundo, a uma mostra de 38 indivíduos com idades entre 10 e 50 anos. Com os resultados tabulados gráficos foram produzidos. Percebeu-se dentre os resultados obtidos que os indivíduos do sexo masculinos sofrem mais Bullying, que indivíduos agredidos se tornam geralmente agressores, que o Bullying geralmente é realizado em grupo e que a grande maioria dos entrevistados se comportou em episódios de Bullying como plateia. Diante do resultado o grupo destaca a importância de se trabalhar o tema no ambiente escolar, seja entre os jovens ou em debates em sala de aula mediados pelo professor. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Bullying | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Sensibilizar | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Assédio nas escolas | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Discutindo o bullying no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | https://drive.google.com/file/d/1IAFrN7jXIZ8ttukqb4slGmtk9-ppmCCI/view | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-2560-1091 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Discutindo o bullying no ensino fundamental.pdf | 610 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.