Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/44978
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dc.creatorEmerson Antônio Junio Gonçalvespt_BR
dc.creatorAna Cristina Ribeiro Vazpt_BR
dc.creatorMariana Karina da Silva Santospt_BR
dc.creatorRafaela Borela Tropia Rabelopt_BR
dc.creatorSophia Gomes de Ávila Lucianopt_BR
dc.creatorThays Santos Almeidapt_BR
dc.date.accessioned2022-09-06T18:47:38Z-
dc.date.available2022-09-06T18:47:38Z-
dc.date.issued2017-
dc.citation.issue5pt_BR
dc.citation.spage1001pt_BR
dc.citation.epage1011pt_BR
dc.identifier.isbn9788567869315pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/44978-
dc.description.resumoBullying, termo da língua inglesa que tem como significado “valentão” se refere a todas as formas de atitudes agressivas verbais ou físicas intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente. Tais atitudes podem ser exercidas por um ou mais indivíduos, causando dores e angústia a quem as sofrem. Nas escolas de Educação Básica até pouco tempo atrás, ele era visto como fatos isolados de “briguinhas” entre os colegas e normalmente as famílias e as instituições de ensino não tomavam nenhuma atitude a respeito. Atualmente no Brasil, uma grande parte das escolas não está tão alheia a esse fato, uma vez que elas não se reconhecem como um local apenas para trabalhar o ensino formal, mas também como uma instituição preocupada com a formação cidadã de seus educandos, de direitos e deveres (FILHO, 2004). Percebendo a importância de se trabalhar o tema Bullying no ambiente escolar um grupo de alunos participantes da disciplina Grupo de Trabalho Diferenciado (GTD) do Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais (CP/EBAP/UFMG) decidiu pesquisa- lo com o objetivo de sensibilizar os colegas, docentes e servidores técnicos da referida instituição de ensino sobre a importância do tema. Para alcançar tais objetivos os estudantes realizaram uma pesquisa bibliográfica em sites e revistas e elaborou e aplicou um questionário com questões fechadas sobre o Bullying no Brasil e no mundo, a uma mostra de 38 indivíduos com idades entre 10 e 50 anos. Com os resultados tabulados gráficos foram produzidos. Percebeu-se dentre os resultados obtidos que os indivíduos do sexo masculinos sofrem mais Bullying, que indivíduos agredidos se tornam geralmente agressores, que o Bullying geralmente é realizado em grupo e que a grande maioria dos entrevistados se comportou em episódios de Bullying como plateia. Diante do resultado o grupo destaca a importância de se trabalhar o tema no ambiente escolar, seja entre os jovens ou em debates em sala de aula mediados pelo professor.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofFeira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectSensibilizarpt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherAssédio nas escolaspt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleDiscutindo o bullying no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://drive.google.com/file/d/1IAFrN7jXIZ8ttukqb4slGmtk9-ppmCCI/viewpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2560-1091pt_BR
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