Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/45197
Type: Artigo de Evento
Title: Qualidade de diagramas de corpo livre e experiências educativas em aulas de física
Authors: Alexandre Fagundes Faria
Arnaldo Vaz
Abstract: Anterioremente, identificamos dois grupos de estudantes que tiveram experiências educativas em aulas de física nas quais elaboraram diagramas de corpo livre (DCL) de objetos em situações diversas. Agora, relatamos os resultados de uma pesquisa sobre a qualidade dos DCLs produzidos por aqueles mesmos grupos. Queríamos saber se a qualidade dos DCLs nos informa sobre a qualidade das experiências educativas dos estudantes em suas aulas de física. Participaram oito estudantes de uma turma da 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública Federal. Fotografamos os DCLs elaborados pelos estudantes. Recorremos a rubricas encontradas na literatura de pesquisa; sistema que permite avaliar a qualidade dos DCLs dos estudantes. Os resultados indicam que a qualidade dos DCLs nada diz sobre as experiências dos estudantes no processo de construção desses diagramas.
Subject: Inscrições Científicas
Diagrama de Corpo Livre
Experiência Educativa
Ensino de Física
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: COLTEC - COLEGIO TECNICO
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/45197
Issue Date: 2019
metadata.dc.url.externa: http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/resumos/1/R0462-1.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_Qualidade de diagramas de corpo livre e experiências educativas em aulas de física.pdf651.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.