Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/45399
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O impacto da violência nas escolas sobre a proficiência estudantil: uma análise para as capitais nordestinas
Título(s) alternativo(s): The impact of school violence on student proficiency: an analysis for the northeaster capitals
Autor(es): Stelio Coelho Lombardi Filho
Ana Maria Hermeto Camilo de Oliveira
Resumo: Este artigo busca investigar como a violência nas escolas afeta o desempenho em português e matemática dos alunos do 9º ano da rede pública das capitais nordestinas. Conforme apontado no último relatório da Organização Não Governamental mexicana Consejo Ciudadano para la Seguridad Pública y la Justicia Penal, todas as capitais da região Nordeste aparecem na lista das 50 cidades mais violentas do mundo, seguindo o critério de homicídios por 100 mil habitantes. Tendo isso em vista, utilizou-se os microdados da Prova Brasil (2011) e métodos econométricos, mais especificamente modelos hierárquicos lineares e regressões quantílicas, para estimar o impacto da violência sobre a proficiência estudantil. Os resultados encontrados sugerem a ocorrência de efeitos negativos da violência em ambas as proficiências, mesmo após o controle por características do aluno e da escola. Além disso, também se observou que estes efeitos se mantêm ao longo da distribuição de notas, e que os mais afetados são os alunos situados nos quantis inferiores.
Abstract: This paper aims to investigate how school violence affects the performance in portuguese and mathematics of the students of 9th grade students from public schools in the northeastern capitals. As pointed out in the last report of the Mexican Non-Governmental Organization Consejo Ciudadano para la Seguridad Pública y la Justicia Penal, all the capitals of the Northeast region appear in the list of the 50 most violent cities in the world, following the criterion of homicides per 100,000 inhabitants. In light of this, we used the microdata of Prova Brasil (2011) and applied econometric methods, more specifically linear hierarchical models and quantile regressions, to estimate the impact of violence on student proficiency. The results suggest the occurrence of negative effects of violence in both proficiencies, even after controlling for student and school characteristics. Moreover, it was also observed that these effects are maintained along the distribution of grades and the most affected are the students located in the lower quantiles.
Assunto: Violência escolar
Desempenho e apredizagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/45399
Data do documento: 2017
metadata.dc.url.externa: https://www.bnb.gov.br/revista/index.php/ren/issue/view/76/showToc
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Econômica do Nordeste
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
797-1805-1-SM.pdf919.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.