Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/45485
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Ivan Domingues | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Telma de Souza Birchal | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Carlos Roberto Drawin | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Noeli Dutra Rossato | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Luiz Rohden | pt_BR |
dc.creator | Frederico Soares de Almeida | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=31C4C20719F5B57A789E17298BAC9661# | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-24T20:29:25Z | - |
dc.date.available | 2022-09-24T20:29:25Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-18 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/45485 | - |
dc.description.resumo | O objetivo desta tese é investigar o problema da antropologia filosófica e suas implicações éticas na filosofia de Paul Ricoeur. Nossa hipótese parte da compreensão de que antropologia filosófica e ética, no pensamento de Ricoeur, estão interligadas. Ao se refletir sobre o ser humano, pensa-se também a ação desse no mundo. É a partir dessa relação que surge a noção do homem capaz na reflexão ricoeuriana. A ideia de homem capaz será apresentada como um possível fio condutor na relação entre antropologia filosófica e ética na obra de Paul Ricoeur. Ao descrever o sujeito como capaz e, nesse sentido, capaz de assumir e correr os riscos da ação, inclusive de falhar, Ricoeur parte da compreensão de que o ser humano é um ser de ação. O ser humano capaz também será entendido como um ser falível. A ideia de capacidade revela também que o ser humano pode ser entendido como um ser aberto à transcendência. A abertura do ser humano capaz à transcendência possibilita um novo horizonte de sentido e de ação do ser humano diante da vida e do outro. Por fim, em nossa conclusão, mostraremos que a esperança florescerá no horizonte do homem capaz. Essa antropologia se colocará na direção contrária à do niilismo, afirmando a vida mesmo diante de uma realidade dura e complexa. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Filosofia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Homem falível | pt_BR |
dc.subject | Homem capaz | pt_BR |
dc.subject | Transcendência | pt_BR |
dc.subject | Sentido | pt_BR |
dc.subject | Esperança | pt_BR |
dc.title | O problema da antropologia filosófica e suas implicações éticas na filosofia de Paul Ricoeur | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.embargo | 2023-11-18 | - |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
OproblemadaantropologiafilosóficaesuasimplicaçõeséticasnafilosofiadePaulRicoeur....pdf | 2.03 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.