Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/45531
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dc.contributor.advisor1Bruno Souza Lealpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9215602441698629pt_BR
dc.contributor.referee1Carlos Magno Camargos Mendonçapt_BR
dc.contributor.referee2Felipe Viero Kolinski Machadopt_BR
dc.creatorMaurício João Vieira Filhopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6714652801645355pt_BR
dc.date.accessioned2022-09-26T00:02:23Z-
dc.date.available2022-09-26T00:02:23Z-
dc.date.issued2022-02-16-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/45531-
dc.description.resumoEntre a infinidade de plataformas pornográficas e de conteúdos que colocam os corpos e as sexualidades em evidência, o projeto audiovisual Sem Capa foi desenvolvido em 2018 com o propósito de “descomplicar o sexo” em 24 episódios. Focado nas reflexões sobre homossexualidade e relações sexuais entre homens, o canal permanece em ascensão até hoje na plataforma Xvideos, na qual está completamente publicado. Diante desse objeto de pesquisa, questionamos: que pedagogia da sexualidade é proposta no projeto Sem Capa? Essa questão principal que intriga os caminhos de investigação se desdobra no objetivo geral de refletir analiticamente a textualidade do Sem Capa no que diz respeito à descomplicação do sexo. Para tanto, realizamos um exercício metodológico embasado nas noções de textualidade (ABRIL, 2007, 2012, 2018; BRAGA, 2008; LEAL, 2018) para apreender as afirmações, contradições e negações do Sem Capa, bem como mapeamos e contextualizamos a emergência e os conteúdos do canal. Apresentamos a discussão sobre as pedagogias da sexualidade, começando pelo dispositivo da sexualidade (FOUCAULT, 1999) e seguindo pela teoria queer, cujos estranhamentos teóricos, conceituais e políticos permitiram refletir com o Sem Capa. Para essa trama, convocamos discussões complementares ao agir pedagógico, tais como masculinidades e pornografias. Com essas apreensões, notamos que o Sem Capa se situa em tensões com a pornografia plataformizada para poder circular e alcançar engajamento da audiência. Para conseguir cumprir o propósito de inteligibilidade, valeu-se de três ações pedagógicas: a centralidade nas experiências de seu idealizador, no estabelecimento de um elo confessional e confidencial e por meio das tutorizações do sexo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogias da sexualidadept_BR
dc.subjectTextualidadespt_BR
dc.subjectSem Capapt_BR
dc.title"Vamos descomplicar o sexo" : pedagogias da sexualidade no projeto Sem Capapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9638-7390pt_BR
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