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http://hdl.handle.net/1843/45531
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Bruno Souza Leal | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9215602441698629 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Carlos Magno Camargos Mendonça | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Felipe Viero Kolinski Machado | pt_BR |
dc.creator | Maurício João Vieira Filho | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6714652801645355 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-26T00:02:23Z | - |
dc.date.available | 2022-09-26T00:02:23Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-16 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/45531 | - |
dc.description.resumo | Entre a infinidade de plataformas pornográficas e de conteúdos que colocam os corpos e as sexualidades em evidência, o projeto audiovisual Sem Capa foi desenvolvido em 2018 com o propósito de “descomplicar o sexo” em 24 episódios. Focado nas reflexões sobre homossexualidade e relações sexuais entre homens, o canal permanece em ascensão até hoje na plataforma Xvideos, na qual está completamente publicado. Diante desse objeto de pesquisa, questionamos: que pedagogia da sexualidade é proposta no projeto Sem Capa? Essa questão principal que intriga os caminhos de investigação se desdobra no objetivo geral de refletir analiticamente a textualidade do Sem Capa no que diz respeito à descomplicação do sexo. Para tanto, realizamos um exercício metodológico embasado nas noções de textualidade (ABRIL, 2007, 2012, 2018; BRAGA, 2008; LEAL, 2018) para apreender as afirmações, contradições e negações do Sem Capa, bem como mapeamos e contextualizamos a emergência e os conteúdos do canal. Apresentamos a discussão sobre as pedagogias da sexualidade, começando pelo dispositivo da sexualidade (FOUCAULT, 1999) e seguindo pela teoria queer, cujos estranhamentos teóricos, conceituais e políticos permitiram refletir com o Sem Capa. Para essa trama, convocamos discussões complementares ao agir pedagógico, tais como masculinidades e pornografias. Com essas apreensões, notamos que o Sem Capa se situa em tensões com a pornografia plataformizada para poder circular e alcançar engajamento da audiência. Para conseguir cumprir o propósito de inteligibilidade, valeu-se de três ações pedagógicas: a centralidade nas experiências de seu idealizador, no estabelecimento de um elo confessional e confidencial e por meio das tutorizações do sexo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pedagogias da sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Textualidades | pt_BR |
dc.subject | Sem Capa | pt_BR |
dc.title | "Vamos descomplicar o sexo" : pedagogias da sexualidade no projeto Sem Capa | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-9638-7390 | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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