Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/45765
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Os usos da forma onde no português do Brasil
Autor(es): Liliana Maia Augusto
Primeiro Orientador: Lorenzo Teixeira Vitral
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar o emprego do pronome-advérbio onde na escrita e na fala, nas mais variadas situações e contextos, porém daremos ênfase nas produções de texto dos alunos do Ensino Médio e Pré-Enem. A pesquisa foi desenvolvida com aproximadamente cento e quarenta alunos, sendo noventa do Ensino Médio e cinquenta do Pré-Enem. O trabalho foi realizado em um colégio privado, colégio Potência, situado no interior de Minas Gerais, na cidade de Conselheiro Lafaiete. Os alunos do Ensino Médio, a maioria dos alunos sempre estudou em colégio privado, em contrapartida, os alunos do Pré-Enem, praticamente todos alunos são oriundos de escolas públicas. A atividade foi promovida nas aulas de redação, em que os alunos elaboraram sobre vários temas, uma produção de texto com o intuito de treinar para prestar o ENEM (exame para concorrer às vagas no ensino superior). Tais textos produzidos pelos estudantes geraram o “corpus” deste trabalho. Os dados foram analisados à luz da gramática normativa, descritiva, mas principalmente, sob a perspectiva da textualidade, coesão e coerência por Antunes (2016). Como resultado, constata-se que, embora alguns autores da gramática normativa prescrevem que o onde só pode anteceder apenas lugar físico, concreto, não é o que vem acontecendo no português brasileiro, pois a palavra onde está presente nos mais variados contextos, seja oral ou escrito, principalmente funcionando como conector anafórico assumindo vários valores semânticos e sintáticos no texto. Aqui foram registrados quatorze casos específicos encontrados nas produções de texto.
Assunto: Língua portuguesa – Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Curso: Curso de Especialização em Gramática da Língua Portuguesa: Reflexão e Ensino
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/45765
Data do documento: 22-Jun-2018
Aparece nas coleções:Especialização em Língua Portuguesa

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