Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/45765
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Lorenzo Teixeira Vitral | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5118935461413737 | pt_BR |
dc.creator | Liliana Maia Augusto | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-29T19:42:30Z | - |
dc.date.available | 2022-09-29T19:42:30Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-22 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/45765 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo analisar o emprego do pronome-advérbio onde na escrita e na fala, nas mais variadas situações e contextos, porém daremos ênfase nas produções de texto dos alunos do Ensino Médio e Pré-Enem. A pesquisa foi desenvolvida com aproximadamente cento e quarenta alunos, sendo noventa do Ensino Médio e cinquenta do Pré-Enem. O trabalho foi realizado em um colégio privado, colégio Potência, situado no interior de Minas Gerais, na cidade de Conselheiro Lafaiete. Os alunos do Ensino Médio, a maioria dos alunos sempre estudou em colégio privado, em contrapartida, os alunos do Pré-Enem, praticamente todos alunos são oriundos de escolas públicas. A atividade foi promovida nas aulas de redação, em que os alunos elaboraram sobre vários temas, uma produção de texto com o intuito de treinar para prestar o ENEM (exame para concorrer às vagas no ensino superior). Tais textos produzidos pelos estudantes geraram o “corpus” deste trabalho. Os dados foram analisados à luz da gramática normativa, descritiva, mas principalmente, sob a perspectiva da textualidade, coesão e coerência por Antunes (2016). Como resultado, constata-se que, embora alguns autores da gramática normativa prescrevem que o onde só pode anteceder apenas lugar físico, concreto, não é o que vem acontecendo no português brasileiro, pois a palavra onde está presente nos mais variados contextos, seja oral ou escrito, principalmente funcionando como conector anafórico assumindo vários valores semânticos e sintáticos no texto. Aqui foram registrados quatorze casos específicos encontrados nas produções de texto. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Gramática da Língua Portuguesa: Reflexão e Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Onde (gramática normativa) | pt_BR |
dc.subject | Onde (gramática descritiva) | pt_BR |
dc.subject | Onde (coesão/coerência) | pt_BR |
dc.subject | Onde (oral e escrito) | pt_BR |
dc.subject.other | Língua portuguesa – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Os usos da forma onde no português do Brasil | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Língua Portuguesa |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
projeto final lorenzo.pdf | 653.04 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.