Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/45765
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Lorenzo Teixeira Vitralpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5118935461413737pt_BR
dc.creatorLiliana Maia Augustopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-29T19:42:30Z-
dc.date.available2022-09-29T19:42:30Z-
dc.date.issued2018-06-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/45765-
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo analisar o emprego do pronome-advérbio onde na escrita e na fala, nas mais variadas situações e contextos, porém daremos ênfase nas produções de texto dos alunos do Ensino Médio e Pré-Enem. A pesquisa foi desenvolvida com aproximadamente cento e quarenta alunos, sendo noventa do Ensino Médio e cinquenta do Pré-Enem. O trabalho foi realizado em um colégio privado, colégio Potência, situado no interior de Minas Gerais, na cidade de Conselheiro Lafaiete. Os alunos do Ensino Médio, a maioria dos alunos sempre estudou em colégio privado, em contrapartida, os alunos do Pré-Enem, praticamente todos alunos são oriundos de escolas públicas. A atividade foi promovida nas aulas de redação, em que os alunos elaboraram sobre vários temas, uma produção de texto com o intuito de treinar para prestar o ENEM (exame para concorrer às vagas no ensino superior). Tais textos produzidos pelos estudantes geraram o “corpus” deste trabalho. Os dados foram analisados à luz da gramática normativa, descritiva, mas principalmente, sob a perspectiva da textualidade, coesão e coerência por Antunes (2016). Como resultado, constata-se que, embora alguns autores da gramática normativa prescrevem que o onde só pode anteceder apenas lugar físico, concreto, não é o que vem acontecendo no português brasileiro, pois a palavra onde está presente nos mais variados contextos, seja oral ou escrito, principalmente funcionando como conector anafórico assumindo vários valores semânticos e sintáticos no texto. Aqui foram registrados quatorze casos específicos encontrados nas produções de texto.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gramática da Língua Portuguesa: Reflexão e Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOnde (gramática normativa)pt_BR
dc.subjectOnde (gramática descritiva)pt_BR
dc.subjectOnde (coesão/coerência)pt_BR
dc.subjectOnde (oral e escrito)pt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa – Estudo e ensinopt_BR
dc.titleOs usos da forma onde no português do Brasilpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
projeto final lorenzo.pdf653.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.