Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46158
Type: Artigo de Periódico
Title: Mais do que relação universidade empresa: uma análise das fontes de conhecimento especializado para inovação na Argentina, a partir de microdados
Other Titles: More than the university industry relationship: an analysis of sources of specialized knowledge for innovation in Argentina, from microdata
Authors: Pablo F. Bittencourt
Diogo Signor
Eva Yamila da Silva Catela
Márcia Siqueira Rapini
Abstract: A complexidade do processo inovativo exige que as firmas colaborem com um conjunto de instituições públicas e privadas, assim como outras firmas, para construir e utilizar conhecimentos especializados, inerentes ao processo de inovação. Utilizando um modelo probit ordenado e microdados de 3.691 firmas argentinas, este trabalho tem como objetivo investigar e analisar a relação entre características chave das firmas do setor industrial de um país em desenvolvimento e a rede de fornecedores de conhecimentos especializados com a qual as firmas estabelecem suas redes. Os resultados apontam que o nível de abertura da empresa, sua capacidade de absorção, o engajamento no desenvolvimento de inovações de alto impacto, além da forma como as subsidiárias de multinacionais interagem com as matrizes e a atuação em mercados de exportação, são determinantes das redes formadas pelas firmas argentinas em processos de inovação.
Abstract: The complexity of the innovation process requires firms to collaborate with a group of public and private institutions, as well as other firms, which are outside of its organization to build and use expertise inherent to this process. Using an ordered probit model and microdata of nearly 4,000 Argentine firms, this paper aims to study the relationship between the key characteristics of firms in the industrial sector of a developing country and the network of specialized knowledge providers with which it relates. The results show that the firm’s level of openness, its absorption capacity, the engaging in the development of high impact innovations, how multinational subsidiaries firms interact with its parent company and the operation in export markets are determinants to the network formed by Argentine firms in their innovation processes.
Subject: Inovação
Argentina
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.1590/198055272227
URI: http://hdl.handle.net/1843/46158
Issue Date: May-2018
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/rec/a/ZBqp8f3SstWJXFQWQGdKj7L/?lang=pt#
metadata.dc.relation.ispartof: Revista de Economia Contemporânea
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