Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/46225
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A percepção dos professores sobre a inclusão escolar de estudantes com transtorno do espectro autista : uma revisão narrativa
Autor(es): Ana Flávia Abreu Soares
primer Tutor: Rosângela Gomes da Mota de Souza
primer miembro del tribunal : Joana da Costa Ribeiro
Segundo miembro del tribunal: Levindo Diniz Carvalho
Resumen: Introdução: A inclusão escolar de pessoas com deficiência perpassa por diversos debates, a fim de garantir o acesso e a permanência de todos no ensino regular, inclusive para aqueles com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi compreender as percepções dos professores sobre a inclusão escolar de alunos com TEA. Metodologia: Foi realizada uma revisão narrativa de literatura, tendo por fonte as bases de dados Lilacs e Scielo. Resultados: A amostra final, constituída de 12 artigos publicados no período entre 2008 e 2020, foi sistematizada por meio de uma Matriz de Análise. A maioria dos estudos se refere à educação básica, tendo sido conduzidos por pesquisadores que não são da área da educação. Conclusões: Os estudos demonstram que os docentes têm uma percepção legal do direito ao acesso dos alunos com TEA no ensino regular. Entretanto, garantir a permanência, o que envolve direitos a aprendizagens, foi apontado pelos professores como o maior desafio. Embora haja avanços da educação inclusiva, os olhares desses profissionais apontam que eles não se sentem preparados para atuar com esses estudantes.
Asunto: Inclusão em educação
Transtornos do espectro autista
Professores
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Curso: Curso de Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/46225
Fecha del documento: 30-abr-2022
Aparece en las colecciones:Especialização em Transtornos do Espectro do Autismo (TEA)



Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.