Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/46225
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Rosângela Gomes da Mota de Souza | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7782220608230807 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Joana da Costa Ribeiro | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Levindo Diniz Carvalho | pt_BR |
dc.creator | Ana Flávia Abreu Soares | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-10-17T11:40:33Z | - |
dc.date.available | 2022-10-17T11:40:33Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-30 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/46225 | - |
dc.description.resumo | Introdução: A inclusão escolar de pessoas com deficiência perpassa por diversos debates, a fim de garantir o acesso e a permanência de todos no ensino regular, inclusive para aqueles com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi compreender as percepções dos professores sobre a inclusão escolar de alunos com TEA. Metodologia: Foi realizada uma revisão narrativa de literatura, tendo por fonte as bases de dados Lilacs e Scielo. Resultados: A amostra final, constituída de 12 artigos publicados no período entre 2008 e 2020, foi sistematizada por meio de uma Matriz de Análise. A maioria dos estudos se refere à educação básica, tendo sido conduzidos por pesquisadores que não são da área da educação. Conclusões: Os estudos demonstram que os docentes têm uma percepção legal do direito ao acesso dos alunos com TEA no ensino regular. Entretanto, garantir a permanência, o que envolve direitos a aprendizagens, foi apontado pelos professores como o maior desafio. Embora haja avanços da educação inclusiva, os olhares desses profissionais apontam que eles não se sentem preparados para atuar com esses estudantes. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject.other | Inclusão em educação | pt_BR |
dc.subject.other | Transtornos do espectro autista | pt_BR |
dc.subject.other | Professores | pt_BR |
dc.title | A percepção dos professores sobre a inclusão escolar de estudantes com transtorno do espectro autista : uma revisão narrativa | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A percepção dos professores sobre a inclusão escolar de estudantes com Transtorno do Espectro Autista uma revisão narrativa.pdf | 794.42 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.