Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46225
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rosângela Gomes da Mota de Souzapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7782220608230807pt_BR
dc.contributor.referee1Joana da Costa Ribeiropt_BR
dc.contributor.referee2Levindo Diniz Carvalhopt_BR
dc.creatorAna Flávia Abreu Soarespt_BR
dc.date.accessioned2022-10-17T11:40:33Z-
dc.date.available2022-10-17T11:40:33Z-
dc.date.issued2022-04-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/46225-
dc.description.resumoIntrodução: A inclusão escolar de pessoas com deficiência perpassa por diversos debates, a fim de garantir o acesso e a permanência de todos no ensino regular, inclusive para aqueles com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi compreender as percepções dos professores sobre a inclusão escolar de alunos com TEA. Metodologia: Foi realizada uma revisão narrativa de literatura, tendo por fonte as bases de dados Lilacs e Scielo. Resultados: A amostra final, constituída de 12 artigos publicados no período entre 2008 e 2020, foi sistematizada por meio de uma Matriz de Análise. A maioria dos estudos se refere à educação básica, tendo sido conduzidos por pesquisadores que não são da área da educação. Conclusões: Os estudos demonstram que os docentes têm uma percepção legal do direito ao acesso dos alunos com TEA no ensino regular. Entretanto, garantir a permanência, o que envolve direitos a aprendizagens, foi apontado pelos professores como o maior desafio. Embora haja avanços da educação inclusiva, os olhares desses profissionais apontam que eles não se sentem preparados para atuar com esses estudantes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subject.otherInclusão em educaçãopt_BR
dc.subject.otherTranstornos do espectro autistapt_BR
dc.subject.otherProfessorespt_BR
dc.titleA percepção dos professores sobre a inclusão escolar de estudantes com transtorno do espectro autista : uma revisão narrativapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Transtornos do Espectro do Autismo (TEA)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.