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dc.contributor.advisor1Lívia de Castro Magalhãespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1152950813115141pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Ana Amélia Cardosopt_BR
dc.contributor.referee1Lucieny Almohalhapt_BR
dc.contributor.referee2Rosangela Gomes da Mota de Souzapt_BR
dc.creatorKarina Ferreira de Oliveirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6116579695308606pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-18T19:25:58Z-
dc.date.available2022-10-18T19:25:58Z-
dc.date.issued2021-11-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/46333-
dc.description.abstractIntroduction: Autism Spectrum Disorder (ASD) is characterized by impairments in reciprocal social communication, social interaction and/or repetitive behaviors and restricted interests, in addition to frequent hypo-reactivity or hyper-reactivity to sensory stimuli. The way a child communicates socially and responds to sensory stimuli can influence the performance in activities of daily living (ADL). Objective: To describe aspects of the diagnosis and perception of caregivers about the characteristics of preschoolers with ASD and investigate the relationship between social communication, sensory processing and ADL performance in preschoolers with ASD. Method: Cross-sectional descriptive study, based on clinical interview with the parents of 60 children, 46 boys and 14 girls, distributed in groups of 20 children (3, 4 and 5 years and 11 months), diagnosed with ASD by a pediatric neurologist. The level of social communication was classified by the Autism Classification System of Functioning: Social Communication (ACSF:SC). Performance on ADL and sensory processing were evaluated, respectively, by the Pediatric Assessment of Disability Inventory - Computer Adaptive Test (PEDI-CAT) and Sensory Profile (SP-2). To characterize the participants, a demographic questionnaire was used. Data were collected through face-to-face or online interviews with parents. Results: Most children (45%) had early diagnosis of ASD, with a mean age of 28.95 (±9.77) months, signaled by changes in communication, interaction and behavior. Affectionate behavior was highlighted as a strong point (33.3% of the children) by the parents and the greatest difficulties reported were related to behavior (36.6%), communication (36.6%) and performance in ADL (21.6%), which were also areas in which parents would like to see changes. There were significant (Spearman) correlations (r=0.37 to 0.65, p>0.05) between social communication (performance and ability) and the PEDI-CAT domains (T-Score), except Mobility. There was no correlation between social communication and the SP-2. In the regression analysis age, ACSF:SC Performance and male gender significantly influenced the PEDI-CAT-AVD score (p<0.001; R2= 0.31). Conclusion: Parents observe early signs of ASD that should be valued by health care professionals. Behavior management, communication and independence in ADL are relevant issues for the care of children with ASD. Social Communication had an impact on ADL, but sensory processing was not relevant. Strategies to promote ADL performance should address social communication.pt_BR
dc.description.resumoIIntrodução: O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) se caracteriza por prejuízos na comunicação social recíproca, na interação social e/ou comportamentos repetitivos e interesses restritos, além de ser frequente a hipo-reatividade e/ou hiper-reatividade a estímulos sensoriais. A forma da criança comunicar socialmente e responder a estímulos sensoriais pode influenciar o desempenho nas atividades de vida diária (AVD). Objetivo: descrever aspectos do diagnóstico e percepção dos cuidadores acerca das características de pré-escolares com TEA e investigar a relação entre comunicação social, processamento sensorial e desempenho nas AVD em pré-escolares com TEA. Método: estudo descritivo transversal, baseado em entrevista clínica com os pais/cuidadores de 60 crianças, sendo 46 meninos e 14 meninas, distribuídos em grupos de 20 crianças (3, 4 e 5 anos e 11meses), todas com diagnóstico de TEA realizado por neuropediatra. O nível de comunicação social foi classificado pelo Sistema de Classificação de Funcionalidade do Autismo: Comunicação Social (ACSF:SC). O desempenho nas AVD e o processamento sensorial foram avaliados, respectivamente, pelo Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade - Teste Adaptativo de Computador (PEDI-CAT) e Perfil Sensorial (SP-2). Para caracterização dos participantes foi utilizado questionário demográfico. Os dados foram coletados por meio de entrevista presencial ou online com os pais. Resultados A maioria das crianças (45%) teve diagnóstico precoce de TEA, com idade média de 28,95 (±9,77) meses, sinalizado por alterações na comunicação, interação e comportamento. Comportamento carinhoso foi destacado como ponto forte (33,3% das crianças) pelos pais e as maiores dificuldades relatadas foram relacionadas ao comportamento (36,6%), comunicação (36,6%) e desempenho nas AVD (21,6%), que também foram as áreas nas quais os pais gostariam que houvessem mudanças. Houve correlações significativas (Spearman) (r = 0,37 a 0,65, p> 0,05) entre comunicação social (desempenho e capacidade) e os domínios do PEDI-CAT (Escore T), exceto Mobilidade. Não houve correlação entre a comunicação social e o SP-2. Na análise de regressão, a idade, ACSF:SC Desempenho e o sexo masculino influenciaram significativamente a pontuação no PEDI-CAT-AVD (p<0,001; R2= 0,31). Conclusão: Os pais observam sinais precoces do TEA que devem ser valorizados pelos profissionais de saúde. Manejo do comportamento, comunicação e independência nas AVD são questões relevantes para o cuidado de crianças com TEA. A comunicação social teve impacto nas AVD, mas o processamento sensorial não foi relevante. Estratégias para promover desempenho nas AVD devem abordar a comunicação social.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos da Ocupaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/*
dc.subjectTranstorno do Espectro do Autismo (TEA)pt_BR
dc.subjectProcessamento Sensorialpt_BR
dc.subjectAtividades de Vida Diáriapt_BR
dc.subjectComunicação Socialpt_BR
dc.subjectTerapia Ocupacionalpt_BR
dc.subjectCuidadores.  pt_BR
dc.subject.otherAutismopt_BR
dc.subject.otherAutismo em criançaspt_BR
dc.subject.otherTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subject.otherInteração socialpt_BR
dc.subject.otherTerapia Ocupacionalpt_BR
dc.titleRelação entre comunicação social, desempenho nas atividades de vida diária e processamento sensorial em pré-escolares com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcid0000-0002-5758-4161pt_BR
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