Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46363
Type: Dissertação
Title: Educação infantil e ensino fundamental: relações em construção
Authors: Ana Cláudia Figueiredo Brasil Silva Melo
First Advisor: Levindo Diniz Carvalho
First Co-advisor: Mônica Correia Baptista
First Referee: Vanessa Almeida Ferraz Neves
Second Referee: Samira Zaidan
Abstract: Educação Infantil e Ensino Fundamental são etapas educativas com diferentes identidades e processos de constituição que produzem distintas concepções, modos de se relacionar pedagogicamente com a infância, diferentes docências e culturas escolares. A presente pesquisa buscou analisar os impactos nas concepções, organização e funcionamento de ambas as etapas no contexto da reabertura de turmas de Educação Infantil em escolas púbicas municipais de Belo Horizonte que atendiam exclusivamente ao Ensino Fundamental. A fundamentação teórica foi construída e os dados analisados em diálogo com os campos dos Estudos Sociais da Infância, Pedagogias da Infância, Culturas Escolares e, sobretudo, com pesquisas acadêmicas que investigaram as relações e transições entre as duas primeiras etapas da Educação Básica (BARBOSA, 2006; CAMPOS, 2010; FORMOSINHO, 2016; KRAMER, 2006; OLIVEIRA-FORMOSINHO, 2008; MOTTA, 2010; NEVES, 2010; SARMENTO, 2005, entre outros). O trabalho de campo se realizou em duas etapas. A primeira delas aconteceu em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte e envolveu observações participantes e entrevistas semiestruturadas em uma turma final de Educação Infantil e uma turma inicial de Ensino Fundamental. A segunda etapa do trabalho, que se deu no período da suspensão presencial das atividades escolares devido à pandemia da Covid-19, envolveu entrevistas coletivas remotas com professoras e coordenadoras pedagógicas representantes de treze diferentes escolas. A análise dos dados revelou uma grande amplitude e diversidade de cenários que a coexistência das duas etapas em uma mesma escola gerou. Dois aspectos evidenciaram-se: a humanização das práticas escolares quando elas passam a ter as crianças como foco e a tensão entre essa lógica pedagógica e a lógica conteudista e transmissiva. No âmbito da coexistência das duas etapas em uma mesma escola, também destacaram-se as possibilidades para conhecimentos entre elas, em especial do Ensino Fundamental em relação à Educação Infantil; as tensões entre as culturas da infância e as culturas escolares; possibilidades de manifestação de laços familiares e comunitários entre as crianças da Educação Infantil e crianças e adolescentes do Ensino Fundamental, no espaço escolar; e o surgimento de um modo de ser e de agir permeado pelo cuidado, por parte dos adultos e também das crianças e adolescentes do Ensino Fundamental, a partir da chegada das crianças pequenas.
Abstract: Kindergarten and Elementary Education are educational stages with different identities and constitution processes that produce different conceptions, ways of pedagogically relating to childhood, different teaching and school cultures. This research aimed to analyze the impacts on the conceptions, organization and functioning of both stages in the context of the reopening of Kindergarten classes in public schools in Belo Horizonte that exclusively attended Elementary School. The theoretical foundation was built and the data analyzed in dialogue with the fields of Social Studies of Childhood, Childhood Pedagogies, School Cultures and, above all, with academic research that investigated the relationships and transitions between the first two stages of Basic Education (BARBOSA, 2006; CAMPOS, 2010; FORMOSINHO, 2016; KRAMER, 2006; OLIVEIRA-FORMOSINHO, 2008; MOTTA, 2010; NEVES, 2010; SARMENTO, 2005, among others). The field work was carried out in two stages. The first of them took place at a school in the Municipal Education Network of Belo Horizonte and involved participant observations and semi-structured interviews in a final Kindergarten class and an initial Elementary School class. The second stage of the work, which took place during the period of in-person suspension from school activities due to the Covid-19 pandemic, involved remote press conferences with teachers and pedagogical coordinators representing thirteen different schools. Data analysis revealed a wide range and diversity of scenarios generated by the coexistence of the two stages in the same school. Two aspects emerged: the humanization of school practices when they began to focus on children and the tension between this pedagogical logic and the content and transmission logic. Within the scope of the coexistence of the two stages in the same school, the possibilities for knowledge between them were also highlighted, especially in Elementary School in relation to Early Childhood Education; the tensions between childhood cultures and school cultures; possibilities of expression of family and community ties between children from Kindergarten and children and teenagers from Elementary School, in the school space; and the emergence of a way of being and acting permeated by care, on the part of adults and also children and adolescents in Elementary School, from the arrival of small children.
Subject: Educação
Educação de crianças - Belo Horizonte (MG)
Ensino fundamental - Belo Horizonte (MG)
Educação do adolescente
Infância
Belo Horizonte (MG) - Educação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/46363
Issue Date: 17-Dec-2021
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
versao_final_educ_inf_ens_fund_relacoes_em_construcao_so_frente.pdf3.92 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons