Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46796
Type: Tese
Title: Transformação digital: impactos para organizações brasileiras
Other Titles: Digital transformation: impacts for brazilian organizations
Authors: Maria das Graças Murici
First Advisor: Ricardo Rodrigues Barbosa
First Referee: Antônio Luiz Marques
Second Referee: Adriane Vieira
Third Referee: Paulo Roberto de Mendonça Motta
metadata.dc.contributor.referee4: Leonardo Barbosa de Moraes
metadata.dc.contributor.referee5: Wilimar Junio Ruas
Mario Teixeira Reis Neto
Abstract: Esta pesquisa trata-se da tese de doutorado sobre transformação digital e seus impactos para organizações brasileiras. Em contexto de inovações advindas de conhecimentos decorrentes da quarta revolução industrial em curso (SCHWAB, 2016), são gerados impactos sistêmicos nas organizações; nas profissões; nas competências e habilidades profissionais; e para a humanidade, em geral. Inovação e mudanças organizacionais são abordadas como pano de fundo para a transformação digital em organizações. Definições teóricas de transformação digital foram apresentadas através de uma sistemática revisão (VIAL, 2019). Foi conceituada como mudanças com valor agregado que ocorrem nas organizações, decorrentes do uso de tecnologias digitais. Essas mudanças requerem alinhamento à estratégia corporativa (MATT; HESS; BENLIAN, 2015; STIEF; EIDHOFT; VOETH, 2016) e provocam substantivas alterações em variáveis organizacionais, tais como: modelos de negócios, relacionamentos com o mercado, processos produtivos, dentre outras. Diante da necessidade de desenvolvimento de pesquisas acadêmicas sobre o tema (SCHWAB, 2016; VIAL, 2019), o objetivo geral deste trabalho foi o conhecimento e análise da percepção de gestores sobre mudanças que têm ocorrido através do uso de tecnologias digitais para organizações no Brasil. Os objetivos específicos foram alcançados: identificados os impactos de tecnologias digitais em quais dimensões organizacionais; e identificados as oportunidades e os desafios (barreiras) decorrentes do uso de tecnologias digitais. Dentre as dimensões organizacionais, aprofundou-se no estudo referente à estratégia organizacional, devido à transformação digital em organizações requerer formulação estratégica como conceito central para integrar a coordenação, priorização e implementação do uso de tecnologias digitais (MATT; HESS; BENLIAN, 2015). Foram consultadas as bases de dados de trabalhos científicos nas áreas concernentes para a elaboração do referencial teórico e construção do modelo conceitual deste trabalho. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa com métodos mistos (CRESWELL, 2003), com os métodos quantitativo, qualitativo e análises quantitativa e qualitativa. Foram levantados dados empíricos para um estudo analítico descritivo, fundamentado em levantamento de dados quantitativos para identificar a percepção dos gestores respondentes sobre a transformação digital. A pesquisa quantitativa tratou-se de uma survey, com a utilização de um questionário padrão como instrumento de coleta de dados, que após o pré-teste, foi enviado pela Internet para uma amostragem de gestores de 106 organizações de diversos segmentos, dos três setores econômicos: empresas da iniciativa privada, instituições públicas e organizações sem fins lucrativos. Utilizou-se um software de pesquisa denominado Survey Monkey para propiciar o acesso às respostas dos gestores ao questionário disponibilizado via web. O banco de dados originado do software foi utilizado para a análise estatística dos dados coletados, cujos métodos e resultados foram apresentados. Realizou-se, também, três estudos de casos em 3 das organizações dos 106 indivíduos mencionados, para detalhamento e ilustrações sobre o tema, casos esses que foram descritos, analisados e comparados entre si e com a survey, com abordagens complementares adicionadas. As conclusões foram apresentadas, bem como indicações de novos estudos. Por fim foram apresentadas as referências e apêndices, contendo os instrumentos utilizados para a coleta de dados e demais complementos das pesquisas.
Abstract: This research is a doctoral thesis on digital transformation and its impacts on Brazilian organizations. In the context of innovations arising from the fourth industrial revolution in progress (SCHWAB, 2016), systemic impacts are generated on organizations; professions; competences and professional skills; and for humanity, in general. Innovation and organizational changes are approached as a background for the digital transformation in organizations. Theoretical definitions of digital transformation were presented through a systematic review (VIAL, 2019). Digital transformation in organizations was conceptualized as value-added changes that occur in organizations, resulting from the use of digital technologies. Given the need to develop academic research on the topic (SCHWAB, 2016; VIAL, 2019), the general objective of this research was to assess and analyze the perceptions of managers about changes that have occurred using digital technologies for organizations in Brazil. The specific objectives were to identify the impacts of digital technologies on which organizational dimensions; and identify the opportunities and challenges (barriers) arising from the use of digital transformation. Databases of scientific papers in the relevant areas were consulted for the elaboration of the theoretical framework and construction of the conceptual model of this thesis. As for the methodological procedures, this is research with mixed methods (CRESWELL, 2003) with the quantitative method and quantitative and qualitative analysis. Initially, empirical data were collected for a descriptive study, based on a survey of quantitative data to identify the respondent’s managers perception about the digital transformation. The quantitative research was a survey, using a standard questionnaire as a data collection instrument, which after pre-test, was sent over the Internet to a sample of managers from 106 organizations of different segments, from the three sectors economic: private companies, public institutions, and nonprofit organizations. A survey software called Survey Monkey was used to provide web access to the managers to respond the questionnaire. The database originated from the online questionnaire answered in the Survey Monkey software was formed by 106 individuals who answered fifty items. The database was used for statistical analysis, whose methods are presented. Subsequently, three case studies were conducted in three of the organizations of the 106 individuals mentioned, cases that were described, analyzed, with complementary approaches added. The conclusions of this research were presented, as well as indications for further studies. Finally, references and appendices presented, containing the instruments used for data collect and other research complements.
Subject: Ciência da informação
Inovações tecnológicas
Tecnologia da informação
Tecnologia e administração
Empresas brasileiras
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento
Rights: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/46796
Issue Date: 18-Jan-2022
metadata.dc.description.embargo: 18-Jan-2024
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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