Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46965
Type: Dissertação
Title: O surgimento da Geometria Analítica no século XVII: debate histórico sobre questões referentes a sua descoberta
Authors: Alexandre de Deus Malta
First Advisor: Mauro Lúcio Leitão Condé
Abstract: O objetivo geral dessa pesquisa é a investigação dos fatores que contribuíram para que a descoberta da geometria analítica fosse atribuída a Descartes de maneira exclusiva por parte de alguns historiadores da matemática. A hipótese inicial é a de que Descartes foi um intelectual conhecido em toda a Europa, sobretudo por ter estudado no respeitado Colégio Jesuíta de La Flèche, por conta disso ele detinha um capital simbólico bem maior que o de Fermat no círculo de Mersenne. Daí de acordo com a teoria sociológica de Bordieu a ambição científica do sábio de La Flèche foi maior que a de Fermat, o que fez com que a Geometria fosse publicada em vida por Descartes ao passo que a Introdução apenas circulou entre os matemáticos do círculo de Mersenne na forma de manuscrito. A publicação póstuma da Introdução em 1679 não causou nenhum impacto nos círculos científicos da época, pois a linguagem usada por Fermat estava ultrapassada por ainda conter abreviaturas. Na Geometria Descartes tinha criado uma linguagem essencialmente simbólica que foi aceita gradativamente pelos matemáticos em função da sua conformidade aos desenvolvimentos algébricos da época da sua publicação. Além desses fatores referidos, investigamos a possibilidade de um Descartes muito mais inserido no contexto social e tecnológico da época, pois se todos os seus tratados filosóficos e científicos anteriores e posteriores ao Discurso do Método tiveram uma carga de influência de princípios mecânicos, era natural, supõe Grossmann, que Descartes também tenha aplicado os mesmos princípios mecânicos na constituição do seu instrumento para a unificação de todas as ciências, a álgebra simbólica.
Abstract: The overall objective of this research is the investigation of the factors that contributed to the discovery of analytic geometry was attributed to Descartes uniquely by some historians of mathematics. The initial hypothesis is that Descartes was an intellectual known throughout Europe, especially for having studied in the respected Jesuit College of La Flèche, because of that he held a symbolic capital much higher than that of Fermat in Mersenne circle. Hence according to the sociological theory of Bourdieu scientific ambition of La Flèche wise it was higher than that of Fermat, which made the Geometry was published in life through Descartes while the Introduction only circulated among mathematicians in the circle Mersenne in manuscript form. The posthumous publication of Introduction in 1679 there was no impact in scientific circles of the time, because the language used by Fermat was overtaken by still contain abbreviations. In Geometry Descartes had created an essentially symbolic language that was gradually accepted by mathematicians in terms of conformity to algebraic developments from the time of its publication. In addition to these mentioned factors, we investigated the possibility of Descartes more inserted into the social and technological context of the time, as if all his philosophical treatises and relevant scientific and after the Discourse on Method had a load influence of mechanical principles, it was natural, Grossmann assumed that Descartes has also applied the same mechanical principles in the constitution of his instrument for the unification of all the sciences, the symbolic algebra
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAFICH - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em História
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/46965
Issue Date: 8-Jul-2015
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ilovepdf_merged.pdf1.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.