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http://hdl.handle.net/1843/47001
Tipo: | Dissertação |
Título: | Contribuições da educação musical para a prática da regência de coros infantis e infantojuvenis: nas visões de cinco regentes |
Autor(es): | Ana Clara Borges Condé |
Primeiro Orientador: | Maria Betânia Parisi Fonseca |
Primeiro Coorientador: | Arnon Sávio Reis de Oliveira |
Primeiro membro da banca : | Alda de Jesus Oliveira |
Segundo membro da banca: | Oiliam José Lanna |
Resumo: | Essa pesquisa tem como objetivo investigar como a Educação Musical pode contribuir para a prática do regente de coros infantis e/ou infantojuvenis. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, cuja coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com cinco regentes com expertise em Regência coral infantil e infantojuvenil. A análise dos dados foi implementada por meio da técnica da Análise de Conteúdo. Como referencial teórico, foram utilizadas ideias de educadores musicais consagrados, tais como Koellreutter (JUNQUEIRA, 2018), Schafer (FONTERRADA, 2008), Willems (PAREJO, 2011; PROTÁSIO, 2019), Dalcroze (MARIANI, 2011) e Kodály (SILVA, 2011); bem como referenciais sobre a Educação Musical Humanizadora (DEMORE, 2019; BOWMAN, 2018), a Abordagem Pontes (OLIVEIRA A., 2015) e a Musicalidade Comunicativa (MALLOCH e TREVARTHEN, 2009). O referencial sobre Regência recorreu, principalmente, a Lago (2008), Labuta e Matthews (2017), Plate (2016), Schimiti (2003) e Bartle (2003). Os resultados apontaram para cinco categorias que emergiram das falas dos regentes entrevistados e que são passíveis de serem relacionadas às práticas da Educação Musical: (1) utilização de movimentos corporais, (2) busca por ambiente afetuoso de convivência e inclusão, (3) presença de ludicidade e de práticas criativas, (4) desafios e soluções, (5) formação do regente/educador. Todas as categorias encontradas foram confirmadas pelo referencial teórico estudado. Concluiu-se que o conceito de Educador Musical PONTES pode ser estendido ao Regente PONTES, aquele que integra conhecimentos da Educação Musical à sua prática com coros infantis e/ou infantojuvenis, e que a Educação Musical deve ser integrada aos currículos dos cursos de Regência no Brasil. A principal contribuição dessa pesquisa é proporcionar aos regentes, que tenham interesse em atuar com coros infantis e infantojuvenis, conhecimentos e práticas provenientes da Educação Musical, bem como propiciar à comunidade acadêmica uma reflexão sobre a formação e a prática da Regência especificamente voltada para esse público. |
Assunto: | Educação musical Regência de coros Canto coral infantojuvenil Coros infantis |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | MUSICA - ESCOLA DE MUSICA |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Música |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/47001 |
Data do documento: | 10-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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