Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47001
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Betânia Parisi Fonsecapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7576459260804816pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Arnon Sávio Reis de Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee1Alda de Jesus Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee2Oiliam José Lannapt_BR
dc.creatorAna Clara Borges Condépt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1959796284687290pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-08T12:20:53Z-
dc.date.available2022-11-08T12:20:53Z-
dc.date.issued2021-12-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/47001-
dc.description.resumoEssa pesquisa tem como objetivo investigar como a Educação Musical pode contribuir para a prática do regente de coros infantis e/ou infantojuvenis. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, cuja coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com cinco regentes com expertise em Regência coral infantil e infantojuvenil. A análise dos dados foi implementada por meio da técnica da Análise de Conteúdo. Como referencial teórico, foram utilizadas ideias de educadores musicais consagrados, tais como Koellreutter (JUNQUEIRA, 2018), Schafer (FONTERRADA, 2008), Willems (PAREJO, 2011; PROTÁSIO, 2019), Dalcroze (MARIANI, 2011) e Kodály (SILVA, 2011); bem como referenciais sobre a Educação Musical Humanizadora (DEMORE, 2019; BOWMAN, 2018), a Abordagem Pontes (OLIVEIRA A., 2015) e a Musicalidade Comunicativa (MALLOCH e TREVARTHEN, 2009). O referencial sobre Regência recorreu, principalmente, a Lago (2008), Labuta e Matthews (2017), Plate (2016), Schimiti (2003) e Bartle (2003). Os resultados apontaram para cinco categorias que emergiram das falas dos regentes entrevistados e que são passíveis de serem relacionadas às práticas da Educação Musical: (1) utilização de movimentos corporais, (2) busca por ambiente afetuoso de convivência e inclusão, (3) presença de ludicidade e de práticas criativas, (4) desafios e soluções, (5) formação do regente/educador. Todas as categorias encontradas foram confirmadas pelo referencial teórico estudado. Concluiu-se que o conceito de Educador Musical PONTES pode ser estendido ao Regente PONTES, aquele que integra conhecimentos da Educação Musical à sua prática com coros infantis e/ou infantojuvenis, e que a Educação Musical deve ser integrada aos currículos dos cursos de Regência no Brasil. A principal contribuição dessa pesquisa é proporcionar aos regentes, que tenham interesse em atuar com coros infantis e infantojuvenis, conhecimentos e práticas provenientes da Educação Musical, bem como propiciar à comunidade acadêmica uma reflexão sobre a formação e a prática da Regência especificamente voltada para esse público.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMUSICA - ESCOLA DE MUSICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectRegênciapt_BR
dc.subjectCoros infantis e infantojuvenispt_BR
dc.subject.otherEducação musical-
dc.subject.otherRegência de coros-
dc.subject.otherCanto coral infantojuvenil-
dc.subject.otherCoros infantis-
dc.titleContribuições da educação musical para a prática da regência de coros infantis e infantojuvenis: nas visões de cinco regentespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Contribuições da Educação Musical_Ana Condé.pdf948.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.