Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47141
Type: Dissertação
Title: Polêmicas como fator de engajamento: como os políticos no Facebook mobilizaram os usuários em 2018
Authors: Virgílio de Araújo Mendes
First Advisor: Felipe Nunes dos Santos
First Referee: Frederico Batista Pereira
Second Referee: Thiago Moreira da Silva
Abstract: Esta dissertação tem como objeto de análise o entendimento do conceito de polêmica voltado às redes sociais e entender em que medida ser uma celebridade na esfera digital é uma forma de engajar os usuários. Para tal, usa-se os discursos digitais publicados no Facebook pelas páginas de lideranças políticas durante o período de pré-campanha da eleição presidencial de 2018 no Brasil. Dado o cenário político de 2018, onde além de se observar uma polarização política acentuada na sociedade, viu-se um uso intenso da internet e redes sociais durante a eleição e anterior a ela, o que remete à importância de entender os meios de promoção social da plataforma com maior números de usuários no Brasil, o Facebook. Assim, esta dissertação busca responder o leva a busca por visibilidade nas redes sociais? Analisar o comportamento das lideranças políticas no Facebook é importante na medida em que, além do grande número de usuários que se engajam na plataforma, a comunicação se dá de forma direta entre o político e o usuário, há uma acurácia no alcance das mensagens a grupos ou perfis like-minded e se preza por uma comunicação eficaz e personalizada a cada indivíduo, tendo como base a espontaneidade e autenticidade na comunicação. Estes fatores tornam a rede digital um aspecto relevante para compreender as preferências dos cidadãos e o comportamento atrelado às atitudes que engajam os usuários nos conteúdos das lideranças políticas, endossando ou não seus discursos e posicionamentos. Nesse empreendimento, para entender de que maneira as métricas de social feedback (e.g. engajamento) refletem no endosso que os políticos recebem pelo público, esta dissertação argumenta que na era do digital, a visibilidade alcançada pelas celebridades se traduz no engajamento que o conteúdo digital recebe. Porém, há duas contribuições que este trabalho busca alcançar, a primeira, sendo uma contribuição teórica com a formulação de um framework que esclarece no que se fundamenta a busca pela visibilidade nas redes sociais para os políticos. Nela, eles entenderam que ser uma celebridade é uma forma efetiva de engajar e influenciar as pessoas, e a forma com que os políticos alcançam o status de celebridade é por meio do uso da polêmica. Dessa maneira, a polêmica é a forma pela qual os políticos emulam o comportamento de celebridades para se tornarem uma, não basta parecer e agir como tal, é necessário ser. Assim, é possível responder o que torna a polêmica tão importante no Facebook e por que ela é o que explica o melhor desempenho das publicações. E, uma segunda contribuição, prática, analisa os dados de postagens no Facebook sob a ótica da polêmica e, os resultados, mostram que além da polêmica promover maior engajamento nas postagens, Jair Bolsonaro foi a liderança que mais usou o recurso durante a pré-campanha.
Abstract: This dissertation has as its object of analysis the understanding of the concept of controversy aimed at social networks and to understand to what extent being a celebrity in the digital sphere is a way of engaging users. To this end, digital speeches published on Facebook by the pages of political leaders during the pre-campaign period of the 2018 presidential election in Brazil are used. Given the political scenario of 2018, where in addition to observing a marked political polarization in society, there was an intense use of the internet and social networks during the election and before it, which refers to the importance of understanding the mechanisms of social promotion of the platform with the highest number of users in Brazil, Facebook. Thus, this dissertation seeks to answer what is the mechanism behind the search for visibility in social networks? Analyzing the behavior of political leaders on Facebook is important as, in addition to the large number of users who engage in the platform, communication takes place directly between the politician and the user, there is an accuracy in the reach of messages to groups or like-minded profiles and values effective and personalized communication with each individual, based on spontaneity and authenticity in communication. These factors make the digital network a relevant aspect to understand citizens' preferences and behavior linked to attitudes that engage users in the content of political leaders, whether or not endorsing their speeches and positions. In this endeavor, to understand how social feedback metrics (e.g. engagement) reflect on the endorsement that politicians receive by the public, this dissertation argues that in the digital age, the visibility achieved by celebrities translates into the engagement that digital content receives. However, there are two contributions that this work seeks to achieve, the first being a theoretical contribution with the formulation of a framework that clarifies the mechanism of the search for visibility in social networks for politicians. In it, they understood that being a celebrity is an effective way to engage and influence people, and the way politicians achieve celebrity status is through the use of polemics. In this way, controversy is the mechanism by which politicians emulate the behavior of celebrities to become one, it is not enough to look and act as such, it is necessary to be. Thus, it is possible to answer what makes the controversy so important on Facebook and why it is the mechanism that explains the best performance of publications. And, a second practical contribution, analyzes the data of Facebook posts from the perspective of the controversy and, the results, show that in addition to the controversy promoting greater engagement in the posts, Jair Bolsonaro was the leader who most used the resource during the pre-campaign.
Subject: Ciência política - Teses
Facebook (Recurso eletrônico) - Teses
Celebridades - Teses
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAFICH - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência Política
Rights: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/47141
Issue Date: 19-Aug-2022
metadata.dc.description.embargo: 19-Aug-2024
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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