Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/47156
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O ensino de ciências na educação infantil: relatos de sala de aula
Autor(es): Sthefany Zaida Silva do Amparo
Ana Cristina Ribeiro Vaz
Resumo: O artigo apresenta reflexões sobre os resultados obtidos no desenvolvimento do Projeto Brincando de Cientista: o Ensino de Ciências Naturais na Educação Infantil, desenvolvido pela equipe do Programa Ações Educativas Complementares, com 38 crianças na faixa etária de cinco anos de idade, que cursam a Educação Infantil em uma escola da Rede Municipal de Belo Horizonte, MG. No curso do trabalho, as crianças foram convidadas a realizar atividades, observações e explorações a partir de experiências investigativas que favoreciam a descoberta do mundo que as cerca. A realização dessas práticas teve como objetivo o reconhecimento das atitudes dos informantes frente às experiências. Com base em nossas observações em sala de aula, na análise dos desenhos produzidos pelos estudantes e na entrevista ao final das atividades, percebemos o desenvolvimento de uma atitude científica por parte das crianças diante das vivências, o que reforça a importância da inclusão do Ensino de Ciências na Educação Infantil.
Assunto: Educação básica
Ciências (Pré-escolar)
Ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
Identificador DOI: 10.21577/0104-8899.20160219
URI: http://hdl.handle.net/1843/47156
Data do documento: Nov-2020
metadata.dc.url.externa: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc42_4/09-RSA-04-20.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Química Nova na Escola
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.