Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/47156
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Sthefany Zaida Silva do Amparo | pt_BR |
dc.creator | Ana Cristina Ribeiro Vaz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-11-10T21:32:40Z | - |
dc.date.available | 2022-11-10T21:32:40Z | - |
dc.date.issued | 2020-11 | - |
dc.citation.volume | 42 | pt_BR |
dc.citation.issue | 4 | pt_BR |
dc.citation.spage | 359 | pt_BR |
dc.citation.epage | 367 | pt_BR |
dc.identifier.doi | 10.21577/0104-8899.20160219 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2175-2699 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/47156 | - |
dc.description.resumo | O artigo apresenta reflexões sobre os resultados obtidos no desenvolvimento do Projeto Brincando de Cientista: o Ensino de Ciências Naturais na Educação Infantil, desenvolvido pela equipe do Programa Ações Educativas Complementares, com 38 crianças na faixa etária de cinco anos de idade, que cursam a Educação Infantil em uma escola da Rede Municipal de Belo Horizonte, MG. No curso do trabalho, as crianças foram convidadas a realizar atividades, observações e explorações a partir de experiências investigativas que favoreciam a descoberta do mundo que as cerca. A realização dessas práticas teve como objetivo o reconhecimento das atitudes dos informantes frente às experiências. Com base em nossas observações em sala de aula, na análise dos desenhos produzidos pelos estudantes e na entrevista ao final das atividades, percebemos o desenvolvimento de uma atitude científica por parte das crianças diante das vivências, o que reforça a importância da inclusão do Ensino de Ciências na Educação Infantil. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Química Nova na Escola | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | investigação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação básica | pt_BR |
dc.subject.other | Ciências (Pré-escolar) | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino | pt_BR |
dc.title | O ensino de ciências na educação infantil: relatos de sala de aula | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc42_4/09-RSA-04-20.pdf | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-2560-1091 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.