Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/47495
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Análise do exercício da função administrativa sancionatória consumerista pelo Ministério Público em Minas Gerais
Autor(es): Luciana Maria Gonçalves Naves
primer Tutor: Maria Tereza Fonseca Dias
primer miembro del tribunal : Florivaldo Dutra de Araújo
Segundo miembro del tribunal: Marcílio Barenco Corrêa de Mello
Resumen: Este trabalho buscou discutir e verificar a constitucionalidade do exercício da função administrativa sancionatória do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) na instauração e condução de processos administrativos sancionatórios que violam o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e a possibilidade jurídica do Estado de Minas Gerais de delegar tais atribuições ao órgão ministerial. Tal análise emerge do fato de que à estrutura do Procon-MG integram-se as Promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor. Como autoridade administrativa, o MPMG passou a ter a atribuição de instaurar, conduzir e julgar processos administrativos contra violações ao CDC, a partir do que dispõem a Constituição do Estado de Minas Gerais de 1989, a Lei Complementar nº 34, de 12/09/1994, a Lei Complementar nº 61, de 12/07/2001 e a Lei Complementar nº 117, de 11/01/2011, todas de Minas Gerais. Tais leis conferiram ao MPMG atribuições cumulativas para atuar administrativamente como instância de apuração, instrução e julgamento, e como órgão fiscalizador das relações de consumo e responsável pela condução direta de processo administrativo sancionador. No último caso, com o objetivo de aplicar sanções e penalidades administrativas previstas na Lei nº 8.078/1990. Este trabalho foi desenvolvido com abordagem metodológica jurídico-dogmática e uso de análise normativa e revisão bibliográfica. Ao avaliar a inconstitucionalidade das Leis Complementares do Estado de Minas Gerais, concluiu-se que: a) as atribuições conferidas ao MP pela CF/88 não contemplam aquelas descritas nessas leis estaduais, as quais revelam ofensa aos princípios da separação dos Poderes, da simetria e da hierarquia das leis; b) o Estado de Minas Gerais não pode delegar referidas atribuições administrativas e sancionatórias ao MP, seja por ato administrativo, lei ordinária ou lei complementar.
Abstract: This paper sought to discuss and verify the constitutionality of the exercise of the administrative sanctioning function by the Public Prosecutor's Office of Minas Gerais (MPMG) in the initiation and conduction of administrative sanctioning proceedings that violate the Consumer Defense Code (CDC) and the legal possibility of the State of Minas Gerais delegating such powers to the ministerial body. This analysis arises from the fact that the structure of Procon-MG includes the Consumer Prosecutors' Offices. As an administrative authority, the MPMG has been granted the power to initiate, conduct and judge administrative proceedings against violations of the CDC, as provided in the Constitution of the State of Minas Gerais of 1989, Complementary Law No. 34 of 12/09/1994, Complementary Law No. 61 of 12/07/2001 and Complementary Law No. 117 of 11/01/2011, all of them from Minas Gerais. These laws gave the MPMG cumulative attributions to act administratively as an instance of investigation, instruction and judgment, and as a body that oversees consumer relations and is responsible for the direct conduction of administrative sanctioning proceedings. In the latter case, for the purpose of applying administrative sanctions and penalties provided in Law 8.078/1990. This work has been conducted with a legal-dogmatic methodological approach and using normative analysis and bibliographic review. On assessing the unconstitutionality of the Complementary Laws of the State of Minas Gerais, the conclusion was that: a) the attributions granted to the Public Prosecutor's Office by the CF/88 do not include those described in these state laws, which violate the principles of separation of Powers, of symmetry and of hierarchy of laws; b) the State of Minas Gerais cannot delegate such administrative and sanctioning attributions to the Public Prosecutor's Office, whether by administrative act, ordinary law or complementary law.
Asunto: Direito administrativo - Brasil
Processo administrativo - Brasil
Sanções administrativas
Minas Gerais. MInistério Público
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: DIREITO - FACULDADE DE DIREITO
Curso: Curso de Especialização em Direito
Tipo de acceso: Acesso Restrito
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/47495
Fecha del documento: 2-sep-2022
Término del Embargo: 2-sep-2024
Aparece en las colecciones:Especialização em Direito Administrativo

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
TCC-LucianaNaves-2022-11-20-CORRIGIDO E ASSINADO.pdf834.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons