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http://hdl.handle.net/1843/47691
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Carmen Maria de Caro Martins | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6320229236444287 | pt_BR |
dc.creator | Priscila Franco Binatto | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-02T12:45:03Z | - |
dc.date.available | 2022-12-02T12:45:03Z | - |
dc.date.issued | 2012-12-15 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/47691 | - |
dc.description.resumo | As atividades investigativas apresentam-se como excelentes estratégias de superação de um ensino dogmático e propedêutico, pois envolvem e motivam o aluno, auxiliam na construção social dos conceitos e ainda favorecem uma visão mais realística da Ciência. O presente trabalho teve como objetivo investigar limitações e possibilidades de atividades investigativas, identificadas por professores, para o ensino de Ciências Naturais nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). Para tanto, conduziu-se uma pesquisa com um grupo de vinte e oito professores de Ciências Naturais dos anos finais do Ensino Fundamental (6° ao 9° ano) das escolas municipais de Ipatinga. Apesar do fato de nenhum professor afirmar conhecer a estratégia, após vivenciar atividades investigativas, verificou-se uma boa aceitação por parte desses para a utilização desse tipo de atividade em sala de aula. A maior parte dos envolvidos nessa pesquisa foi capaz de perceber a importância do ensino na perspectiva investigativa para o desenvolvimento do aluno. Entretanto alguns professores demonstraram que utilizariam essa estratégia somente após a apresentação dos conceitos científicos, sendo que a atividade viria como ilustração da prática. Aponta-se, portanto para a necessidade de maior reflexão sobre essa estratégia como os professores da educação básica. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Educação em Ciências | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Atividades investigativas | pt_BR |
dc.subject | Ciências naturais | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Ipatinga | pt_BR |
dc.title | Possibilidades e limitações de atividades investigativas para o ensino de ciências | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação em Ciências |
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