Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/47916
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Gabriela Maria Garzon | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2278819557633967 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Willi de Barros Gonçalves | pt_BR |
dc.creator | Wilson Alexandre Gonçalves | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1600229020747677 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-13T15:53:06Z | - |
dc.date.available | 2022-12-13T15:53:06Z | - |
dc.date.issued | 2011-10-08 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/47916 | - |
dc.description.resumo | Este estudo objetivou rever, questionar e problematizar o atual ensino de Artes Visuais em uma escola particular da cidade de Formiga-MG, analisando a aplicação de metodologias apoiadas pelos recursos de informática visando detectar seus aportes para o ensino-aprendizagem das Artes Visuais. Trata-se de uma revisão de literatura, seguida de estudo de caso fundamentado em uma abordagem qualitativa. A pesquisa de campo efetivou-se a partir de atividades desenvolvidas com alunos da 9ª série de uma escola particular do município de Formiga. As referidas atividades apoiaram-se nas práticas propostas pelo Conteúdo Básico Comum ao constatar o que é possível oferecer em aulas com carga horária reduzida. A análise de dados apreendidos permitiu identificar a possibilidade existente em se utilizar recursos atuais em estratégias de aulas de Arte, principalmente, Artes Visuais, exigindo, contudo, do professor consciência e planejamento adequado. Além de caber ao mesmo uma comunicação eficiente e uma postura construtiva como fatores primordiais para transformação no ambiente escolar no tocante ao ensino-aprendizagem da Arte e na concepção dos demais autores e atores educacionais. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Artes visuais | pt_BR |
dc.subject | Conteúdo básico comum | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Informática | pt_BR |
dc.subject.other | Arte - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Arte e educação | pt_BR |
dc.title | Ensino de artes visuais em contexto de carga horária reduzida: estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia pos-apresentacao corrigida Wilson Alexandre Goncalves.pdf | 804.82 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.