Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47922
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dc.creatorAna Larissa Adorno Marciotto Oliveirapt_BR
dc.creatorMarisa Mendonça Carneiropt_BR
dc.date.accessioned2022-12-13T19:52:56Z-
dc.date.available2022-12-13T19:52:56Z-
dc.date.issued2020-05-12-
dc.citation.volume42pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spagee50500pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.4025/actascilangcult.v42i1.50500pt_BR
dc.identifier.issn1983-4683pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/47922-
dc.description.abstractOs estudos sobre a impolidez têm englobado uma ampla gama de relações e cenários sociais, incluindo alguns nos quais os meios para alcançá-la são apenas, ou pelo menos, mais especificamente linguísticos. Entre esses cenários, as mídias de comunicação digital (CD), como o Twitter e os blogs, podem incitar manifestações linguísticas de impolidez. Considerando que as hashtags são onipresentes nos espaços interpessoais do Twitter, o objetivo deste estudo é investigar como elas são usadas para expressar comportamentos ofensivos e comunicar agressividade no Twitter brasileiro. Compilamos um corpus de 512 hashtags, extraídas do Twitter brasileiro em 2017 e 2018. As hashtags foram coletadas manualmente de tópicos de tendências do Twitter e de três fontes de mídia, escritas em português do Brasil. Foram analisadas as hashtags associadas à ofensa, incluindo linguagem depreciativa e a palavras tabu, ou de zombaria. Nossos resultados sugerem que as hashtags serviram como estratégias de impolidez, pois intensificaram o conteúdo dos tweets e enquadraram a interpretação em uma esfera de argressividade verbal. Ao mesmo tempo, elas também ajudaram a maximizar os ataques à face, na medida em que inscreviam os tweets em uma esfera comunicativa limitada de agressividade, zombaria e linguagem depreciativa. Os ataques verbais foram destinados principalmente a políticos e a figuras públicas brasileiras em geral. Embora essa permissividade permitisse maior espontaneidade e agilidade nas trocas, também incentivava usos ultrajantes, que de outra forma não seriam alcançados se não fosse a estrutura transitória e efêmera da CD. Este estudo lança luz sobre a Pragmática da CD, mostrando como os ‘novos’ recursos do meio podem ser usados para comunicar ofensa verbal.pt_BR
dc.description.resumoStudies on impoliteness have encompassed a wide range of social relations and scenarios, including some in which the means for achieving impoliteness is solely, or at least, more saliently linguistic. Among these scenarios, Digital Communication (DC) media, such as Twitter and blogs may incite linguistic manifestations of impoliteness. Since hashtags are ubiquitous in the interpersonal spaces of Twitter, the aim of this study is to investigate how hashtags were used to express offensive behavior and to convey impoliteness in the Brazilian Twitter. We compiled a corpus of 512 hashtags extracted from Brazilian Twitter in 2017 and 2018. Hashtags were manually collected from Twitter ‘trending topics’, and from 3 media sources, written in Brazilian Portuguese. Hashtags associated with offense, including derogatory language, taboo words and mockery were analyzed. Our findings suggest that hashtags served as strategies of impoliteness, since they intensified the contents of the tweets and framed the interpretation of verbal aggressiveness. While they did that, they also helped maximize face attacks in that they inscribed the tweets in a bounded communicative sphere of aggressiveness, mockery and derogatory language. Verbal attacks were mainly intended to politicians and to Brazilian public figures in general. While this permissiveness allowed for greater spontaneity and agility in the exchanges, it also encouraged outrageous uses, which would not be otherwise accomplished were it not for the transient and ephemeral framework of DC. This study shed light on the Pragmatics of DC, showing how ‘new’ features of the medium can be used to convey impoliteness.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofActa Scientiarum: Language and Culturept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrazilian Twitterpt_BR
dc.subjectImpolitenesspt_BR
dc.subjectHashtagspt_BR
dc.subjectPragmaticspt_BR
dc.subject.otherPragmáticapt_BR
dc.subject.otherTwitter (Rede social on-line)pt_BR
dc.titleA pragmatic view of hashtags: the case of impoliteness and offensive verbal behavior in the Brazilian Twitterpt_BR
dc.title.alternativeUma visão pragmática das hashtags: o caso da Impolidez e da ofensa verbal no Twitter brasileiropt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1857-0207pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1217-2160pt_BR
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