Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/48003
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Writing as a social enterprise: sample in-class activities of a genre-based approach to teaching English as a foreign language
Título(s) alternativo(s): A escrita como uma atividade socialmente relevante: amostras de atividades da sala de aula de língua inglesa em uma abordagem baseada em gêneros
Autor(es): Marisa Mendonça Carneiro
Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira
Resumo: This papers aims at discussing some principles of a genre-oriented approach to foreign language teaching from the perspective of Functional Linguistics. We also argue in favor of the relevance of using technological tools to enrich writing pedagogy. To do that, we analyze some sample in-class activities that come from two different educational contexts: a Diploma course intended to English teachers in continuing education and a course on academic writing, designed to medical graduate students. Our findings point to the significance of combining a process and a product-oriented approach to writing, including instruction; text revision and rewriting; and scaffolding. Finally, we make the case that a functional view of language should underpin a genre-oriented pedagogy, as it opens room for analyzing language as a social enterprise.
Abstract: Este trabalho tem por objetivo discutir alguns princípios da abordagem de ensino de línguas baseado em gêneros textuais pela visão da linguística funcional. A relevância do uso de ferramentas tecnológicas para enriquecer o ensino de escrita também é defendida. Para isso, analisamos amostras de atividades de sala de aula, oriundas de dois contextos diferentes: um curso de especialização destinado a professores de inglês em educação continuada e um curso de escrita acadêmica, voltado para alunos da pós-graduação da área de Medicina. Os resultados apontam para a importância de combinar a escrita como processo e a escrita como produto, o que inclui a instrução; a revisão e a reescrita de textos, bem como o scaffolding. Finalmente, defendemos que uma visão funcional da linguagem é importante para sustentar a pedagogia baseada em gêneros, já que ela abre caminho para a análise da língua como uma tarefa socialmente relevante.
Assunto: Redação acadêmica
Aquisição da segunda linguagem
Funcionalismo (Linguística)
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.1590/010318135159183271
URI: http://hdl.handle.net/1843/48003
Data do documento: Abr-2017
metadata.dc.relation.ispartof: Trabalhos em Linguística Aplicada
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.