Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48003
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMarisa Mendonça Carneiropt_BR
dc.creatorAna Larissa Adorno Marciotto Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2022-12-14T22:08:16Z-
dc.date.available2022-12-14T22:08:16Z-
dc.date.issued2017-04-
dc.citation.volume56pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage187pt_BR
dc.citation.epage211pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/010318135159183271pt_BR
dc.identifier.issn2175-764Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/48003-
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo discutir alguns princípios da abordagem de ensino de línguas baseado em gêneros textuais pela visão da linguística funcional. A relevância do uso de ferramentas tecnológicas para enriquecer o ensino de escrita também é defendida. Para isso, analisamos amostras de atividades de sala de aula, oriundas de dois contextos diferentes: um curso de especialização destinado a professores de inglês em educação continuada e um curso de escrita acadêmica, voltado para alunos da pós-graduação da área de Medicina. Os resultados apontam para a importância de combinar a escrita como processo e a escrita como produto, o que inclui a instrução; a revisão e a reescrita de textos, bem como o scaffolding. Finalmente, defendemos que uma visão funcional da linguagem é importante para sustentar a pedagogia baseada em gêneros, já que ela abre caminho para a análise da língua como uma tarefa socialmente relevante.pt_BR
dc.description.resumoThis papers aims at discussing some principles of a genre-oriented approach to foreign language teaching from the perspective of Functional Linguistics. We also argue in favor of the relevance of using technological tools to enrich writing pedagogy. To do that, we analyze some sample in-class activities that come from two different educational contexts: a Diploma course intended to English teachers in continuing education and a course on academic writing, designed to medical graduate students. Our findings point to the significance of combining a process and a product-oriented approach to writing, including instruction; text revision and rewriting; and scaffolding. Finally, we make the case that a functional view of language should underpin a genre-oriented pedagogy, as it opens room for analyzing language as a social enterprise.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofTrabalhos em Linguística Aplicadapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAcademic writingpt_BR
dc.subjectEnglish as a foreign languagept_BR
dc.subjectFunctional view of languagept_BR
dc.subject.otherRedação acadêmicapt_BR
dc.subject.otherAquisição da segunda linguagempt_BR
dc.subject.otherFuncionalismo (Linguística)pt_BR
dc.titleWriting as a social enterprise: sample in-class activities of a genre-based approach to teaching English as a foreign languagept_BR
dc.title.alternativeA escrita como uma atividade socialmente relevante: amostras de atividades da sala de aula de língua inglesa em uma abordagem baseada em gênerospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1217-2160pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1857-0207pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.