Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48021
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Amir Brito Cadôrpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2113943674181774pt_BR
dc.contributor.referee1Juliana Gouthier Macedopt_BR
dc.creatorPaulo Henrique Rosestolatopt_BR
dc.date.accessioned2022-12-15T13:33:03Z-
dc.date.available2022-12-15T13:33:03Z-
dc.date.issued2011-10-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/48021-
dc.description.resumoA presente monografia apresenta uma investigação a cerca do trabalho com grafite nas aulas de Arte dentro da escola formal. Para realização deste trabalho foram utilizados pressupostos teóricos com base na história do grafite, contextualizando o assunto com estratégias de trabalho a partir de um planejamento prático e reflexivo, aproximando o aluno da arte do grafite, reforçando assim, a importância da inserção desta manifestação artística dentro do espaço educativo, como forma de socialização e expressão cultural. O trabalho apresenta as aulas realizadas com um grupo de alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Técnica de Formação Gerencial de Varginha, partindo da reflexão sobre a diferenciação entre um trabalho com grafite e a pichação, as noções de desenho, pintura, luz, sombra, volume, perspectiva, profundidade, culminando com a criação artística dos mesmos, que se expressaram com uma pintura feita num muro interno da escola. A partir da experiência obtida com o desenvolvimento do projeto de grafite na escola, foi possível perceber a importância deste trabalho como uma possibilidade de contribuir com a ampliação do universo de conhecimento dos alunos, e também, refletir sobre a conscientização a cerca da preservação dos patrimônios públicos, a riqueza desta manifestação artística que ainda caminha a passos lentos e a contribuição no processo de construção da identidade do aluno.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGrafitept_BR
dc.subjectPichaçãopt_BR
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectSocializaçãopt_BR
dc.subjectExpressão culturalpt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subject.otherArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherGrafitept_BR
dc.titleA arte do grafite no espaço educativo como forma de socialização e expressão culturalpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia Grafite-1.pdf885.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.