Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/48021
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Amir Brito Cadôr | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2113943674181774 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Juliana Gouthier Macedo | pt_BR |
dc.creator | Paulo Henrique Rosestolato | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-15T13:33:03Z | - |
dc.date.available | 2022-12-15T13:33:03Z | - |
dc.date.issued | 2011-10-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/48021 | - |
dc.description.resumo | A presente monografia apresenta uma investigação a cerca do trabalho com grafite nas aulas de Arte dentro da escola formal. Para realização deste trabalho foram utilizados pressupostos teóricos com base na história do grafite, contextualizando o assunto com estratégias de trabalho a partir de um planejamento prático e reflexivo, aproximando o aluno da arte do grafite, reforçando assim, a importância da inserção desta manifestação artística dentro do espaço educativo, como forma de socialização e expressão cultural. O trabalho apresenta as aulas realizadas com um grupo de alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Técnica de Formação Gerencial de Varginha, partindo da reflexão sobre a diferenciação entre um trabalho com grafite e a pichação, as noções de desenho, pintura, luz, sombra, volume, perspectiva, profundidade, culminando com a criação artística dos mesmos, que se expressaram com uma pintura feita num muro interno da escola. A partir da experiência obtida com o desenvolvimento do projeto de grafite na escola, foi possível perceber a importância deste trabalho como uma possibilidade de contribuir com a ampliação do universo de conhecimento dos alunos, e também, refletir sobre a conscientização a cerca da preservação dos patrimônios públicos, a riqueza desta manifestação artística que ainda caminha a passos lentos e a contribuição no processo de construção da identidade do aluno. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Grafite | pt_BR |
dc.subject | Pichação | pt_BR |
dc.subject | Arte contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Socialização | pt_BR |
dc.subject | Expressão cultural | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject.other | Arte - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Grafite | pt_BR |
dc.title | A arte do grafite no espaço educativo como forma de socialização e expressão cultural | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Monografia Grafite-1.pdf | 885.16 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.