Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/48099
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Arte: entre a experiência e o conhecimento |
Autor(es): | Irene Batista Andrade |
Primeiro Orientador: | Maria Luiza Dias Viana |
Primeiro membro da banca : | Bárbara de Oliveira Ahouagi |
Resumo: | Este trabalho traz uma reflexão teórica sobre a experiência e o conhecimento em arte. Aborda primeiramente a noção de experiência a partir do pensamento do filósofo John Dewey que ressalta a importância dos sentidos, sentimentos e emoções para a criação de uma obra e arte. Em seguida enfoca o pensamento de Luigi Pareyson, sobre a função educacional, política, religiosa, moral e científica da arte e de Aracy Amaral que trata da função social da arte e de seu papel na sociedade. E por fim, relaciona os temas apresentados pelos autores acima, com a abordagem triangular de Ana Mae Barbosa que ressalta a importância da escola como um modo de levar arte à população, uma vez que somente por meio dela é possível conhecer e fazer arte. |
Assunto: | Arte - Estudo e ensino Arte e educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
Curso: | Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/48099 |
Data do documento: | 12-Dez-2015 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Irene_correção _pós_banca_Março_2016 (1).pdf | 488.22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.