Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48383
Type: Tese
Title: A cultura da autoria como entrave colaborativo: um estudo sobre a projetação arquitetônica
Authors: Edgardo Moreira Neto
First Advisor: Maria Lúcia Malard
First Referee: Mauricio José Laguardia Campomori
Second Referee: Flávio de Lemos Carsalade
Third Referee: Roxane Sidney Resende de Mendonça
metadata.dc.contributor.referee4: Arivaldo Leão Amorim
metadata.dc.contributor.referee5: Renata Alves Siqueira
Abstract: O presente estudo parte do reconhecimento da projetação arquitetônica como uma atividade complexa, identifica os diversos fatores que tensionam o processo e analisa os principais atores que constituem todo o percurso arquitetônico para discutir a Cultura da Autoria como elemento de entrave para a colaboração projetual. Tais atores possuem conhecimentos, habilidades e expectativas diversas que poderiam se somar colaborativamente para obter um melhor resultado arquitetônico. Entretanto, o fator que denominamos Cultura da Autoria, baseada na falsa noção de genialidade individual, atrapalha a efetiva colaboração. Tradicionalmente, percebe-se a concentração decisória projetual em poucos atores, que seriam os donos da ideia e do saber técnico. Essa Cultura da Autoria é tão arraigada entre os profissionais que se torna um obstáculo oculto e poderoso à criação coletiva. Estudamos o assunto com amparo em textos de pensadores contemporâneos como Roland Barthes (1960) e Michael Foucault (1969), que questionam o atual conceito de autor. A fim de caracterizar o Estado da Arte sobre a colaboração projetual, examinamos casos de arquitetos, de projetos e de coletivos profissionais que experimentaram formas para projetações colaborativas. Utilizamos também o caso concreto de projeto para o ICB-UFMG, caracterizado pela colaboração entre os arquitetos e os usuários, do qual este pesquisador participou. Por fim, fomos ao campo de projetos arquitetônicos de Belo Horizonte para ouvir, por meio de entrevistas semiestruturadas, um grupo diversificado de arquitetos sobre suas experiências, entre 1971 e 2021, relativas à colaboração e à autoria. Os resultados indicam que a tradicional Cultura da Autoria tem bastante força neste principal campo de trabalho dos arquitetos: a concepção de projeto. Também constatamos que a cidade de Belo Horizonte se mantém como um campo tradicionalista em termos do que estudamos. Apesar de os arquitetos adotarem a retórica de menosprezo da autoria, eles sustentam práticas que a reforçam, com a consequente concentração decisória projetual em suas mãos, o que dificulta a chamada – e tão propalada – diluição autoral. Por outro lado, revela-se uma série de colaborações que não são devidamente notadas e creditadas, especialmente quando essas colaborações são advindas de novatos e empregados em escritórios.
Abstract: The present study is based on the recognition of architectural design as a complex activity, identifies the various factors that tension the process and analyzes the main actors that constitute the entire architectural path to discuss the Culture of Authorship as an obstacle to projective collaboration. Such actors have diverse knowledge, skills and expectations that could be added collaboratively to obtain the best architectural result. However, the factor we call Culture of Authorship, based on the false notion of individual genius, hinders effective collaboration. Traditionally, it is perceived the decision-making concentration in a few actors, who would own the idea and technical knowledge. This Culture of Authorship is so ingrained among professionals that it becomes a hidden and powerful obstacle to collective creation. We studied the subject with the same as texts by contemporary thinkers such as Roland Barthes (1960) and Michael Foucault (1969), who question the current concept of author. To characterize the State of the Art on project collaboration, we examined cases of architects, projects and professional collectives who have experimented with ways for collaborative design. We also used the concrete design case for the ICB-UFMG, characterized by the collaboration between architects and users, in which this researcher participated. Finally, we went to the field of architectural projects in Belo Horizonte to hear, through semi-structured interviews, a diverse group of architects about their experiences, between 1971 to 2021, in relation to collaboration and authorship. The results confirmed that the traditional Culture of Authorship has enough strength in this main field of work of architects, the design of design. Although architects adopt the rhetoric of contempt of authorship, they support practices that reinforce it, with the consequent projective decision-making concentration in their hands, hindering the authorial dilution. On the other hand, is revealed series of collaborations that are not properly credited, especially when this muted collaboration is coming from new to new and employees in offices.
Subject: Arquitetura
Projeto arquitetônico
Trabalho de grupo na arquitetura
Cooperação intelectual
Autoria
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/48383
Issue Date: 9-May-2022
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DOUT_TESE_20221116_final_Edgardo.pdf31.45 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons