Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48631
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Pablo Luiz de Oliveira Limapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7726761466474476pt_BR
dc.contributor.referee1Jezulino Lucio Mendespt_BR
dc.contributor.referee2Raul Amaro de Oliveira Lanaript_BR
dc.creatorDaniel Fernando do Carmopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8533023799960781pt_BR
dc.date.accessioned2023-01-04T13:23:59Z-
dc.date.available2023-01-04T13:23:59Z-
dc.date.issued2021-12-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/48631-
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze the ways in which images are treated in History textbooks in Brazilian basic education. Assuming that images are potential sources for studies in the field of History, endowed with their own languages that demand specific methodologies for their analysis and understanding, it is intended to verify the path of understanding the value of these sources and the ways in which they were worked in a sample of sixteen History textbooks between 1998 and 2020. Special attention is given to pictorial images from the Brazilian visual arts and the historical subject and artist Cândido Portinari, in view of his notorious reading and representation of Brazilian identities that contributed to the formation of consciences and historical narratives about Brazil in the 20th century. In its final part, the text develops a look at didactic sequences in the context of contemporary education, and presents proposals for didactic sequences for the teaching-learning of History based on pictorial productions by Cândido Portinari.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação tem como objetivo analisar formas como imagens são tratadas em livros didáticos de História na educação básica brasileira. Partindo do pressuposto de que imagens são fontes potenciais para os estudos do campo da História, dotadas de linguagens próprias que demandam metodologias específicas para suas análises e compreensões, pretende-se verificar o percurso do entendimento do valor dessas fontes e formas como foram trabalhadas no interior de uma amostragem de dezesseis livros didáticos de História entre 1998 e 2020. Atenção especial é dada a imagens pictóricas oriundas das artes visuais brasileiras e do sujeito histórico e artista Cândido Portinari, tendo em vista sua notória leitura e representação de identidades brasileiras que contribuíram para a formação de consciências e narrativas históricas sobre o Brasil no século XX. O texto desenvolve em sua parte final um olhar sobre sequências didáticas no contexto da educação contemporânea, e apresenta propostas de sequências didáticas para o ensino-aprendizagem de História a partir de produções pictóricas de Cândido Portinari.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectLivro-Didáticopt_BR
dc.subjectImagenspt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectCândido Torquato Portinaript_BR
dc.subject.otherPortinari, Cândido, 1903-1962 - Aspectos educacionaispt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherHistória - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherLivros didáticos - Ilustraçõespt_BR
dc.subject.otherIlustração de livros - Avaliaçãopt_BR
dc.titleImagens no ensino de História: Cândido Portinari em livros didáticospt_BR
dc.title.alternativeImages in History Teaching: Cândido Portinari in textbookspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_DanielFdoCarmo_versão final.pdf13.09 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons