Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/48697
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Integração e compartilhamento da informação e do conhecimento no ambiente organizacional da Biblioteca J. Baeta Vianna
Autor(es): Silvia Lins de Paula
Primeiro Orientador: Filipe Amaral Rocha de Menezes
Resumo: O presente estudo surge diante de um contexto de renovação no quadro de funcionários da Universidade Federal de Minas Gerais, em especial na Biblioteca J. Baeta Vianna – Campus Saúde. A diminuição do quadro funcional, em razão do crescente número de aposentadorias, pode vir a comprometer a realização de algumas atividades importantes. O desligamento de funcionários habituados a fazer determinadas tarefas durante um longo período de tempo impacta diretamente no bom andamento e cumprimento de serviços fundamentais de um setor. A intervenção tem como objetivo desenvolver um método de repasse de informações e conhecimentos entre os membros da equipe, de forma a viabilizar a continuidade e a manutenção da qualidade dos trabalhos exercidos. O intuito é trabalhar para que as experiências e os conhecimentos já produzidos não sejam perdidos. Para fundamentar a importância de se promover a integração e o compartilhamento de informações dentro de um ambiente organizacional, o estudo apresenta alguns conceitos relativos à Gestão do Conhecimento, ao Gerenciamento da Rotina do Dia a-Dia e à Padronização. A proposta deste projeto é disponibilizar um material escrito em uma linguagem clara e de fácil acesso que possa ser utilizado no treinamento de servidores recém-chegados e aproveitado por toda a equipe como instrumento de consulta, sempre que houver necessidade. A elaboração de um Manual de Procedimentos visa a sistematização das informações referentes a determinadas rotinas de trabalho, descrevendo de forma detalhada as particularidades de cada tarefa desempenhada. Dessa forma, espera-se alcançar eficiência nos processos internos e contribuir para o desenvolvimento de habilidades e competências dos funcionários. Acredita-se que tais ações irão resultar na melhora da qualidade do serviço oferecido e, por conseguinte, no aumento da satisfação dos usuários.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Gestão de Instituiçoes Federais de Educação Superior
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/48697
Data do documento: 5-Abr-2018
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gifes TCC SILVIA LINS DE PAULA.pdf399.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons