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http://hdl.handle.net/1843/48697
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Filipe Amaral Rocha de Menezes | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3631918571476900 | pt_BR |
dc.creator | Silvia Lins de Paula | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-01-05T11:11:48Z | - |
dc.date.available | 2023-01-05T11:11:48Z | - |
dc.date.issued | 2018-04-05 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/48697 | - |
dc.description.resumo | O presente estudo surge diante de um contexto de renovação no quadro de funcionários da Universidade Federal de Minas Gerais, em especial na Biblioteca J. Baeta Vianna – Campus Saúde. A diminuição do quadro funcional, em razão do crescente número de aposentadorias, pode vir a comprometer a realização de algumas atividades importantes. O desligamento de funcionários habituados a fazer determinadas tarefas durante um longo período de tempo impacta diretamente no bom andamento e cumprimento de serviços fundamentais de um setor. A intervenção tem como objetivo desenvolver um método de repasse de informações e conhecimentos entre os membros da equipe, de forma a viabilizar a continuidade e a manutenção da qualidade dos trabalhos exercidos. O intuito é trabalhar para que as experiências e os conhecimentos já produzidos não sejam perdidos. Para fundamentar a importância de se promover a integração e o compartilhamento de informações dentro de um ambiente organizacional, o estudo apresenta alguns conceitos relativos à Gestão do Conhecimento, ao Gerenciamento da Rotina do Dia a-Dia e à Padronização. A proposta deste projeto é disponibilizar um material escrito em uma linguagem clara e de fácil acesso que possa ser utilizado no treinamento de servidores recém-chegados e aproveitado por toda a equipe como instrumento de consulta, sempre que houver necessidade. A elaboração de um Manual de Procedimentos visa a sistematização das informações referentes a determinadas rotinas de trabalho, descrevendo de forma detalhada as particularidades de cada tarefa desempenhada. Dessa forma, espera-se alcançar eficiência nos processos internos e contribuir para o desenvolvimento de habilidades e competências dos funcionários. Acredita-se que tais ações irão resultar na melhora da qualidade do serviço oferecido e, por conseguinte, no aumento da satisfação dos usuários. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Gestão de Instituiçoes Federais de Educação Superior | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Gestão do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Padronização | pt_BR |
dc.subject | Manual de procedimentos | pt_BR |
dc.subject | Biblioteca | pt_BR |
dc.title | Integração e compartilhamento da informação e do conhecimento no ambiente organizacional da Biblioteca J. Baeta Vianna | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior |
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