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dc.contributor.advisor1Filipe Amaral Rocha de Menezespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3631918571476900pt_BR
dc.creatorSilvia Lins de Paulapt_BR
dc.date.accessioned2023-01-05T11:11:48Z-
dc.date.available2023-01-05T11:11:48Z-
dc.date.issued2018-04-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/48697-
dc.description.resumoO presente estudo surge diante de um contexto de renovação no quadro de funcionários da Universidade Federal de Minas Gerais, em especial na Biblioteca J. Baeta Vianna – Campus Saúde. A diminuição do quadro funcional, em razão do crescente número de aposentadorias, pode vir a comprometer a realização de algumas atividades importantes. O desligamento de funcionários habituados a fazer determinadas tarefas durante um longo período de tempo impacta diretamente no bom andamento e cumprimento de serviços fundamentais de um setor. A intervenção tem como objetivo desenvolver um método de repasse de informações e conhecimentos entre os membros da equipe, de forma a viabilizar a continuidade e a manutenção da qualidade dos trabalhos exercidos. O intuito é trabalhar para que as experiências e os conhecimentos já produzidos não sejam perdidos. Para fundamentar a importância de se promover a integração e o compartilhamento de informações dentro de um ambiente organizacional, o estudo apresenta alguns conceitos relativos à Gestão do Conhecimento, ao Gerenciamento da Rotina do Dia a-Dia e à Padronização. A proposta deste projeto é disponibilizar um material escrito em uma linguagem clara e de fácil acesso que possa ser utilizado no treinamento de servidores recém-chegados e aproveitado por toda a equipe como instrumento de consulta, sempre que houver necessidade. A elaboração de um Manual de Procedimentos visa a sistematização das informações referentes a determinadas rotinas de trabalho, descrevendo de forma detalhada as particularidades de cada tarefa desempenhada. Dessa forma, espera-se alcançar eficiência nos processos internos e contribuir para o desenvolvimento de habilidades e competências dos funcionários. Acredita-se que tais ações irão resultar na melhora da qualidade do serviço oferecido e, por conseguinte, no aumento da satisfação dos usuários.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão de Instituiçoes Federais de Educação Superiorpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectPadronizaçãopt_BR
dc.subjectManual de procedimentospt_BR
dc.subjectBibliotecapt_BR
dc.titleIntegração e compartilhamento da informação e do conhecimento no ambiente organizacional da Biblioteca J. Baeta Viannapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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