Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48807
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Isabel de Oliveira e Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9448803576146788pt_BR
dc.contributor.referee1Ademilson de Sousa Soarespt_BR
dc.contributor.referee2Fernanda de Lourdes Almeida Lealpt_BR
dc.creatorAntonio Marcos de Sousa Barbosa Mirandapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2894734569157633pt_BR
dc.date.accessioned2023-01-10T11:34:42Z-
dc.date.available2023-01-10T11:34:42Z-
dc.date.issued2022-10-24-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/48807-
dc.description.abstractThe general goal of this dissertation was to analyze how male teachers understand their practices as Early Childhood Education Center (ECEC) teachers and their relationships with the school community at the Early Childhood Education Municipal Schools (EMEI) in Belo Horizonte. To achieve this general goal, this research is framed around the following specific goals: 1) understand the reasons that first led these men to apply to and stay on teaching positions at the ECEC; 2) identify and analyze the main challenges found by male teachers in their teaching practices at the ECEC; 3) analyze how teachers evaluate the interactions between them, their fellow teachers and the ECEC management nucleus; 4) identify and analyze how teachers assess their interaction with the children; 5) identify and analyze how teachers assess their interaction with the children’s families. This research has a predominantly qualitative nature, and we decided to divide it into two stages by applying questionaries filled out by all teachers at the EMEIs and through interviews with three selected teachers; therefore, departing from a comprehensive view to the analysis of researched teachers’ idiosyncrasies. The results of this research show that the main challenge male teachers face is the lack of trust from families and fellow female teachers. Regarding their relationship with the schools’ managerial staff, especially with female principals, it became evident that their support is indispensable for the permanence of male teachers at schools and for their acceptance by children’s families. The direction acts in the mediation of conflicts, responding to criticisms that generalize them as possible abusers, reinforcing the professionalism and legitimacy of their presence in schools. We noticed thatcare actions performed by male teachers generated tensions and suspicions that they could be child abusers. Regarding their relationship with families, it was observed from the teachers' perception that after a period of coexistence, tiés were narrowed and distrust was deconstructed. The presence of men in Early Childhood Education proved to be important as a male reference for children, to ensure diversity in Early Childhood Education Institutions and to deconstruct the gender norms that define the area as exclusive to women.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação teve como objetivo geral analisar como os professores homens compreendem suas práticas como docentes da Educação Infantil e a relação com a comunidade escolar nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI) de Belo Horizonte. Para alcançar o objetivo geral, os seguintes objetivos específicos nortearam a pesquisa: 1) compreender as razões que levaram os professores homens a ingressarem e a permanecerem na docência na EI; 2) identificar e analisar quais os principais desafios encontrados por professores homens na sua prática docente na EI; 3) analisar como os professores avaliam as interações entre eles, as colegas professoras e o núcleo gestor das Instituições de EI; 4) identificar e analisar como os professores avaliam as interações com as crianças; e 5) identificar e analisar como os professores avaliam suas interações com as famílias das crianças. A pesquisa teve caráter predominantemente qualitativo e optou-se por dividi-la em duas etapas, com a aplicação de questionários a todos os professores das EMEIs e entrevistas com três professores selecionados, partindo da visão do todo para a análise das singularidades dos professores pesquisados. Os resultados da pesquisa mostram que o principal desafio enfrentado pelos professores homens é a desconfiança das famílias e das colegas professoras. Sobre a relação com o núcleo gestor das escolas, principalmente as diretoras, ficou evidente que o apoio delas é imprescindível para a permanência deles nas escolas e para que sejam aceitos pelas famílias das crianças. A direção atuou na mediação de conflitos, respondendo a críticas que os generalizam como possíveis abusadores, reforçando o profissionalismo e a legitimidade da presença deles nas escolas. Percebemos que as ações de cuidado geraram tensionamentos quando exercidos por eles e também suspeições de que pudessem ser abusadores de crianças. Sobre a relação com as famílias, observou-se a partir da percepção dos professores que após um período de convivência, ela foi estreitada e as desconfianças desconstruídas. A presença de homens na Educação Infantil mostrou-se importante como referência masculina para as crianças, para assegurar a diversidade nas Instituições de Educação Infantil e para desconstruir as normas de gênero que definem a área como exclusiva de mulheres.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectBelo Horizontept_BR
dc.subjectEMEIpt_BR
dc.subjectProfessores Homenspt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherHomens na educaçãopt_BR
dc.subject.otherProfessores - Relações de gêneropt_BR
dc.subject.otherProfessores e alunospt_BR
dc.subject.otherProfessores e comunidadept_BR
dc.subject.otherPais e professorespt_BR
dc.subject.otherProfessores - Ambiente de trabalhopt_BR
dc.subject.otherProfessores - Formaçãopt_BR
dc.titleSer professor homem nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIS) de Belo Horizonte: desafios, possibilidades e a relação com a comunidade escolar a partir da percepção de professorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao Antonio Marcos_final com alteração na numeração.pdfDissertação Antonio Marcos de S B Miranda2.83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.