Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/49280
Tipo: Dissertação
Título: O corpo negro e a escola
Título(s) alternativo(s): The black body and the school
Autor(es): Andreia Cristina Pereira
primer Tutor: Admir Soares de Almeida Junior
primer miembro del tribunal : Rodrigo Ednilson de Jesus
Segundo miembro del tribunal: Joelcio Fernandes Pinto
Resumen: Este estudo teve então como objetivo central identificar e analisar a produção acadêmica sobre o corpo e a escola, mais especificamente, o corpo negro na Educação Física escolar. Tal movimento foi pautado pela perspectiva decolonial de educação e debruçou-se no campo da educação das relações étnico raciais e no território da educação física escolar. Neste sentido, pretendeu-se discutir, como o campo de produção de conhecimento tem se investido de sua responsabilidade social para incentivar e produzir conhecimento sobre o corpo negro, a escola e a Educação Física. A questão que motiva essa trilha é se a produção de conhecimento educacional tem sido consistente e suficiente para o enfrentamento da invisibilidade do corpo negro no ambiente escolar e da Educação Física, seja pela quantidade ou qualidade das pesquisas sobre tal temática. Certa de que a trajetória escolar marca os sujeitos das mais diversas maneiras, seja, na construção de identidades e/ou na fragmentação de subjetividades, acredito ser importante estabelecer diálogos que proporcionem, interações com as histórias ancestrais, fornecendo assim aos estudantes um outro olhar sobre si e sobre a história. Trazendo para o chão da escola um currículo vivo que considere a história, saberes identitários e dos negros e negras. O corpo é minha primeira porta de entrada, de acesso ao mundo, aos espaços.Minha conexão com os outros, com os meus sentidos e com o meu sentir. Assumir o corpo preto, assumir uma identidade negra dói. Neste lugar tomamos contato com muitas contradições, que habitam o que somos e o mundo que precisamos viver nele. Saímos do espaço, do lugar da inadequação, para buscar uma trajetória, que nos liberte de querer, ser quem não precisamos.O movimento aqui é inicialmente, um movimento de olhar para dentro, não só de mim, mas para as permanências, ciclos viciosos que mantém corpos pretos protagonizando os mesmos espaços e lugares de uma violência da qual eu sou apenas um exemplo, uma pequena e dolorosa mostra dela.
Abstract: This study had as its central objective to identify and analyze the academic production on the body and the school, more specifically, the black body in school Physical Education. This movement was guided by the decolonial perspective of education and focused on the field of education of ethnic-racial relations and on the territory of school physical education. In this sense, it was intended to discuss how the field of knowledge production has invested its social responsibility to encourage and produce knowledge about the black body, school and Physical Education. The question that motivates this trail is whether the production of educational knowledge has been consistent and sufficient to face the invisibility of the black body in the school environment and in Physical Education, whether due to the quantity or quality of research on this topic. Certain that the school trajectory marks the subjects in the most diverse ways, whether in the construction of identities and/or in the fragmentation of subjectivities, I believe it is important to establish dialogues that provide interactions with ancestral histories, thus providing students with another look at itself and about the story. Bringing to the school floor a live curriculum that considers history, identity knowledge and black men and women. The body is my first gateway, access to the world, to spaces. My connection with others, with my senses and with my feeling. Assuming a black body, assuming a black identity hurts. In this place we come into contact with many contradictions, which inhabit who we are and the world we need to live in. We leave the space, the place of inadequacy, to seek a trajectory that frees us from wanting, being who we don't need. that keep black bodies starring in the same spaces and places of a violence of which I am just an example, a small and painful sample of it.
Asunto: Educação
Educação - Relações raciais
Educação - Relações étnicas
Educação física - Estudo e ensino - Relações raciais
Imagem corporal
Negros - Educação
Estudantes negros - Identidade racial
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49280
Fecha del documento: 30-mar-2022
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
DISSERTAÇÃO - ANDREIA CRISTINA PEREIRA - VERSÃO FINAL - O Corpo Negro e a Escola.pdf - Documentos Google (1) (1) (1).pdfDISSERTAÇÃO - ANDREIA CRISTINA PEREIRA - VERSÃO FINAL - O Corpo Negro e a Escola1.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons