Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/49280
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Admir Soares de Almeida Juniorpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9515279129277383pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigo Ednilson de Jesuspt_BR
dc.contributor.referee2Joelcio Fernandes Pintopt_BR
dc.creatorAndreia Cristina Pereirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8284689195134637pt_BR
dc.date.accessioned2023-01-31T14:20:32Z-
dc.date.available2023-01-31T14:20:32Z-
dc.date.issued2022-03-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/49280-
dc.description.abstractThis study had as its central objective to identify and analyze the academic production on the body and the school, more specifically, the black body in school Physical Education. This movement was guided by the decolonial perspective of education and focused on the field of education of ethnic-racial relations and on the territory of school physical education. In this sense, it was intended to discuss how the field of knowledge production has invested its social responsibility to encourage and produce knowledge about the black body, school and Physical Education. The question that motivates this trail is whether the production of educational knowledge has been consistent and sufficient to face the invisibility of the black body in the school environment and in Physical Education, whether due to the quantity or quality of research on this topic. Certain that the school trajectory marks the subjects in the most diverse ways, whether in the construction of identities and/or in the fragmentation of subjectivities, I believe it is important to establish dialogues that provide interactions with ancestral histories, thus providing students with another look at itself and about the story. Bringing to the school floor a live curriculum that considers history, identity knowledge and black men and women. The body is my first gateway, access to the world, to spaces. My connection with others, with my senses and with my feeling. Assuming a black body, assuming a black identity hurts. In this place we come into contact with many contradictions, which inhabit who we are and the world we need to live in. We leave the space, the place of inadequacy, to seek a trajectory that frees us from wanting, being who we don't need. that keep black bodies starring in the same spaces and places of a violence of which I am just an example, a small and painful sample of it.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve então como objetivo central identificar e analisar a produção acadêmica sobre o corpo e a escola, mais especificamente, o corpo negro na Educação Física escolar. Tal movimento foi pautado pela perspectiva decolonial de educação e debruçou-se no campo da educação das relações étnico raciais e no território da educação física escolar. Neste sentido, pretendeu-se discutir, como o campo de produção de conhecimento tem se investido de sua responsabilidade social para incentivar e produzir conhecimento sobre o corpo negro, a escola e a Educação Física. A questão que motiva essa trilha é se a produção de conhecimento educacional tem sido consistente e suficiente para o enfrentamento da invisibilidade do corpo negro no ambiente escolar e da Educação Física, seja pela quantidade ou qualidade das pesquisas sobre tal temática. Certa de que a trajetória escolar marca os sujeitos das mais diversas maneiras, seja, na construção de identidades e/ou na fragmentação de subjetividades, acredito ser importante estabelecer diálogos que proporcionem, interações com as histórias ancestrais, fornecendo assim aos estudantes um outro olhar sobre si e sobre a história. Trazendo para o chão da escola um currículo vivo que considere a história, saberes identitários e dos negros e negras. O corpo é minha primeira porta de entrada, de acesso ao mundo, aos espaços.Minha conexão com os outros, com os meus sentidos e com o meu sentir. Assumir o corpo preto, assumir uma identidade negra dói. Neste lugar tomamos contato com muitas contradições, que habitam o que somos e o mundo que precisamos viver nele. Saímos do espaço, do lugar da inadequação, para buscar uma trajetória, que nos liberte de querer, ser quem não precisamos.O movimento aqui é inicialmente, um movimento de olhar para dentro, não só de mim, mas para as permanências, ciclos viciosos que mantém corpos pretos protagonizando os mesmos espaços e lugares de uma violência da qual eu sou apenas um exemplo, uma pequena e dolorosa mostra dela.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectcorpo - negropt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação - Relações raciaispt_BR
dc.subject.otherEducação - Relações étnicaspt_BR
dc.subject.otherEducação física - Estudo e ensino - Relações raciaispt_BR
dc.subject.otherImagem corporalpt_BR
dc.subject.otherNegros - Educaçãopt_BR
dc.subject.otherEstudantes negros - Identidade racialpt_BR
dc.titleO corpo negro e a escolapt_BR
dc.title.alternativeThe black body and the schoolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
DISSERTAÇÃO - ANDREIA CRISTINA PEREIRA - VERSÃO FINAL - O Corpo Negro e a Escola.pdf - Documentos Google (1) (1) (1).pdfDISSERTAÇÃO - ANDREIA CRISTINA PEREIRA - VERSÃO FINAL - O Corpo Negro e a Escola1.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons