Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49291
Type: Dissertação
Title: A construção colaborativa de vídeos estudantis nas aulas de Geografia da educação básica
Other Titles: The collaborative construction of student videos in Geography classes of basic education
Authors: Alexandre Siqueira Guimarães
First Advisor: Andréia de Assis Ferreira
First Referee: Josiane Pereira Torres
Second Referee: Josias Pereira da Silva
Third Referee: Tiago Antônio da Silva Jorge
Abstract: Este trabalho analisa a elaboração colaborativa de vídeos por estudantes nas aulas de Geografia como suporte multimodal. Reflete acerca dos conceitos de colaboração e tecnologias digitais aplicadas ao processo de ensino, especialmente, aquelas utilizadas na construção de vídeos. O objetivo é analisar a produção, coletiva e remota, de vídeos, enquanto suporte multimodal, a partir de uma abordagem colaborativa acadêmica. O aporte teórico utilizado sustenta, de maneira geral, que as tecnologias têm potencial de auxiliar o processo de ensino e aprendizagem na busca da melhoria da qualidade, todavia as tecnologias educacionais esbarram na falta de recursos materiais (ferramentas e equipamentos) e preparo dos professores (formação inicial e continuada). Dessa maneira, a questão norteadora da dissertação é: como podem ser construídos vídeos coletivamente, em espaços de aprendizagem remotos, investigando o caráter colaborativo deles. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foi utilizada uma metodologia qualitativa do tipo pesquisa-ação; foram realizados entrevistas, questionários e observação das atividades pedagógicas do plano de ensino. Verificou-se que a elaboração de vídeos de maneira remota pode ser colaborativa e que os vídeos estudantis possuem grande relevância para a construção de conhecimentos, não só por ser uma forma de trabalhar os conteúdos das disciplinas, mas de criar engajamento com os estudantes. Os vídeos estudantis são produtos multimodais que indicam as estruturas sociais as quais os produtores de signo estão submetidos, tanto pelas limitações técnicas quanto pelas escolhas dos elementos visuais dos vídeos.
Subject: Educação
Tecnologia educacional
Geografia - Estudo e ensino
Educação básica
Educação - Recursos audiovisuais
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49291
Issue Date: 20-Oct-2022
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons