Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/49499
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Denise França Stehling | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6372049170201035 | pt_BR |
dc.creator | Lilian Zeferino Vieira da Fonseca | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-03T12:02:30Z | - |
dc.date.available | 2023-02-03T12:02:30Z | - |
dc.date.issued | 2016-04-30 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/49499 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta uma análise do Projeto Político Pedagógico da UMEI Juliana com o tema da implementação do currículo da Educação Infantil. O objetivo geral é analisar o papel da gestão escolar, no que se refere ao processo de implementação das Proposições Curriculares da RME na UMEI Juliana, buscando compreender mecanismos que promovam a ação do currículo na sala de aula, dando maior enfoque ao eixo “Natureza, Sociedade e Cultura” . Tem como objetivos específicos promover o estudo do documento de Proposições Curriculares para a Educação Infantil, explorando o currículo e registrando-o como é feito, ou seja, fazendo o currículo acontecer em cada sala da instituição. No decorrer da análise foram realizadas pesquisas bibliográficas buscando fundamentação teórica observando se o tema em questão está coerente com as tomadas de decisões neste espaço educacional e com o próprio Projeto Político Pedagógico da instituição. Ao final, pontua-se que a UMEI Juliana percebe e vislumbra possibilidades para a construção de uma prática pedagógica mais embasada teoricamente e mais qualificada a partir da reflexão realizada pela gestão escolar e propõe-se o envolvimento do grupo como um todo na implementação a ser realizada em sala de aula para a construção de um currículo rico, voltado para as questões locais, contextualizado e embasado nas habilidades a serem desenvolvidas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Currículo em ação | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.title | O gestor escolar e seus enfrentamentos na ação do currículo da educação infantil | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LILIAN ZEFERINO VIEIRA DA FONSECA.pdf | 515.2 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License