Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49499
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Denise França Stehlingpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6372049170201035pt_BR
dc.creatorLilian Zeferino Vieira da Fonsecapt_BR
dc.date.accessioned2023-02-03T12:02:30Z-
dc.date.available2023-02-03T12:02:30Z-
dc.date.issued2016-04-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/49499-
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta uma análise do Projeto Político Pedagógico da UMEI Juliana com o tema da implementação do currículo da Educação Infantil. O objetivo geral é analisar o papel da gestão escolar, no que se refere ao processo de implementação das Proposições Curriculares da RME na UMEI Juliana, buscando compreender mecanismos que promovam a ação do currículo na sala de aula, dando maior enfoque ao eixo “Natureza, Sociedade e Cultura” . Tem como objetivos específicos promover o estudo do documento de Proposições Curriculares para a Educação Infantil, explorando o currículo e registrando-o como é feito, ou seja, fazendo o currículo acontecer em cada sala da instituição. No decorrer da análise foram realizadas pesquisas bibliográficas buscando fundamentação teórica observando se o tema em questão está coerente com as tomadas de decisões neste espaço educacional e com o próprio Projeto Político Pedagógico da instituição. Ao final, pontua-se que a UMEI Juliana percebe e vislumbra possibilidades para a construção de uma prática pedagógica mais embasada teoricamente e mais qualificada a partir da reflexão realizada pela gestão escolar e propõe-se o envolvimento do grupo como um todo na implementação a ser realizada em sala de aula para a construção de um currículo rico, voltado para as questões locais, contextualizado e embasado nas habilidades a serem desenvolvidas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectCurrículo em açãopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.titleO gestor escolar e seus enfrentamentos na ação do currículo da educação infantilpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LILIAN ZEFERINO VIEIRA DA FONSECA.pdf515.2 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons