Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49531
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dc.contributor.advisor1Leonardo Alves Vieirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3902921444520629pt_BR
dc.contributor.referee1Giorgia Cecchinatopt_BR
dc.contributor.referee2Luiz Paulo Rouanetpt_BR
dc.contributor.referee3Vinicius Berlendis de Figueiredopt_BR
dc.contributor.referee4Joãosinho BeckenKamppt_BR
dc.creatorBruno Leonardo Cunhapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7150754100337728pt_BR
dc.date.accessioned2023-02-05T15:02:01Z-
dc.date.available2023-02-05T15:02:01Z-
dc.date.issued2016-06-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/49531-
dc.description.abstractKant‘s moral philosophy is one of the great cornerstones of the Western ethical reflection. The little that is known is that the basic conception on which Kantian ethics was built – videlicet, the concept of autonomy of the will – was developed from the attempt to solve a set of problems of metaphysical and theological character that could only have been overcome through the adoption of a new practical metaphysics. With this in mind, this research is an attempt at a reconstruction of the Kantian moral thought in its development, having as a higher aim the emphasis on the importance of the problem of theodicy in the genesis of Kant‘s original conceptions of freedom and the moral world, which emerged from the middle of the 1760s and only came to a bloom on the next decade. Such an attempt at a reconstruction will be guided by the chronological sequel of the pre-critical writings and Kant‘s reflections on the anuscript Legacy, besides his Lectures on Ethics, sources that are temporally circumscribed from the late 1750s and the first half of the 1780 decade. In a first moment, the genesis of the moral problem will be analyzed from Kant‘s critical position – due to the objections that were raised precisely by the theodicy – in front of the intellectualistic comprehension of the concepts of perfection and will such as they were received by the German Scholastic. In a second moment, the beginning of a reformulation directly influenced by Crusius and the British moralists will be highlighted, and it will culminate in a repositioning of the ethical problem, having in mind the roles of reason and feeling. The third moment is marked by the Kantian assimilation of Rousseau‘s thought. Rousseau‘s influence will propel the emergency of a new understanding of the concept of perfection as an inner attribute of the will, enabling support for a new concept of practical philosophy. Indeed, a solution to the ethical problem regarding the conditions of possibility of free actions within the natural world will emerge and, besides that, a path to an adequate answer to the problem of theodicy will rise by means of the concept of a practical rational faith. Finally, the development of the Kantian doctrine of the categorical imperative will be highlighted – by means of the debate with Baumgarten‘s compendium – as the first attempts to lay down a systematic and unified view of morality that will try to establish a connection between the concepts of virtue and happiness – in this contexts, approach from the perspective of the highest Good.pt_BR
dc.description.resumoA filosofia moral de Kant é um dos grandes pilares da reflexão ética do ocidente. O que pouco se sabe é que a noção básica sobre o qual a ética kantiana foi construída, a saber, o conceito de autonomia da vontade, foi desenvolvido a partir da tentativa de solucionar um conjunto de problemas de caráter metafísico e teológico que só puderam ser superados através de uma nova metafísica prática. Em vista disso, essa pesquisa é uma tentativa de reconstrução do pensamento moral kantiano em seu desenvolvimento, buscando enfatizar, sobretudo, a importância do problema da teodiceia na gênese das originais concepções de Kant sobre a liberdade e o mundo moral que emergiram a partir do meio dos anos de 1760 e encontraram seu amadurecimento na década posterior. Essa tentativa de reconstrução se guiará pela sequência cronológica dos escritos pré-críticos e das reflexões de Kant do Legado Manuscrito além de suas Preleções de Ética, fontes compreendidas temporalmente entre meados de 1750 e a primeira metade da década de 1780. Em um primeiro momento, analisar-se-á a gênese do problema moral a partir do posicionamento crítico de Kant - devido àquelas objeções levantadas justamente pela teodiceia - diante da compreensão intelectualista dos conceitos de perfeição e vontade da forma como foi assumida pela escolástica alemã. Em um segundo momento, destacar-se-á o início de uma reformulação influenciada diretamente por Crusius e os moralistas ingleses, que culminará em uma recolocação do problema ético tendo em vista os papéis da razão e do sentimento. O terceiro momento é caracterizado pela assimilação kantiana do pensamento de Rousseau. Esta influência vai impulsionar a emergência de uma nova compreensão do conceito de perfeição como atributo interno da vontade, proporcionando o suporte para um novo conceito metafísico de filosofia prática. Emergirá, com efeito, uma solução ao problema ético posto em relação as condições de possibilidade das ações livres dentro do mundo natural e, além disso, um caminho para se responder adequadamente ao problema da teodiceia mediante o conceito de uma fé racional prática. Por fim, destacar-se-á o desenvolvimento da doutrina kantiana do imperativo categórico mediante o debate com o compêndio de Baumgarten bem como as primeiras tentativas de se estabelecer uma visão sistemática e unificada da moralidade que vai tentar estabelecer a ligação entre os conceitos de virtude e felicidade, abordados, já nesse contexto, a partir da perspectiva do sumo bem.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiberdadept_BR
dc.subjectTeodiceiapt_BR
dc.subjectFilosofia práticapt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subject.otherFilosofia - Tesespt_BR
dc.subject.otherKant, Immanuel,1724-1804pt_BR
dc.subject.otherLiberdade - Tesespt_BR
dc.subject.otherTeodiceia - Tesespt_BR
dc.subject.otherÉtica - Tesespt_BR
dc.titleA gênese da ética de Kant : o desenvolvimento moral pré-crítico em sua relação com a teodiceiapt_BR
dc.typeTesept_BR
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