Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/49642
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Iza Rodrigues Luzpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5806566835640602pt_BR
dc.contributor.referee1Isabel de Oliveira e Silvapt_BR
dc.creatorAndréa Tereza Xavier Nascimentopt_BR
dc.date.accessioned2023-02-07T12:07:56Z-
dc.date.available2023-02-07T12:07:56Z-
dc.date.issued2010-11-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/49642-
dc.description.resumoEsta monografia teve como objetivo conhecer a opinião de educadoras e pais sobre o processo de inclusão de crianças deficientes na Educação Infantil. Para tanto foi realizado um levantamento teórico sobre o tema da inclusão na Educação Infantil e uma pesquisa empírica que investigou a opinião dos pais e educadoras sobre o processo de inclusão em uma Unidade Municipal de Educação Infantil da cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Para a construção das informações foram utilizadas observações de aulas, entrevistas e questionários. Os resultados demonstraram que os profissionais encontram-se desmotivados e sem um plano de ação para ser desenvolvidos com suas crianças deficientes, mas apesar da falta de apoio, de preparo e de estímulos, as educadoras fazem um trabalho que contemple todas as crianças, de forma igual, sem discriminações. Os pais confiam na escola e elogiam o trabalho realizado por todos os profissionais, afirmando que as crianças são tratadas como todas as outras, que elas se sentem felizes e estão se desenvolvendo nos aspectos físico, motor, psíquico e social. O trabalho de pesquisa/intervenção possibilitou as educadoras compreenderam que com carinho, amor, respeito e atenção pode-se proporcionar a todos um bom ambiente de trabalho e às crianças, uma educação de qualidade.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEducadoraspt_BR
dc.subjectPaispt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação pré-escolarpt_BR
dc.subject.otherEducação inclusivapt_BR
dc.titleA inclusão na educação infantilpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Aparece en las colecciones:Especialização em Docência da Educação Básica

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Monografia final Andrea nov 2010.PDF668.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons