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http://hdl.handle.net/1843/49642
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Iza Rodrigues Luz | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5806566835640602 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Isabel de Oliveira e Silva | pt_BR |
dc.creator | Andréa Tereza Xavier Nascimento | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-07T12:07:56Z | - |
dc.date.available | 2023-02-07T12:07:56Z | - |
dc.date.issued | 2010-11-27 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/49642 | - |
dc.description.resumo | Esta monografia teve como objetivo conhecer a opinião de educadoras e pais sobre o processo de inclusão de crianças deficientes na Educação Infantil. Para tanto foi realizado um levantamento teórico sobre o tema da inclusão na Educação Infantil e uma pesquisa empírica que investigou a opinião dos pais e educadoras sobre o processo de inclusão em uma Unidade Municipal de Educação Infantil da cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Para a construção das informações foram utilizadas observações de aulas, entrevistas e questionários. Os resultados demonstraram que os profissionais encontram-se desmotivados e sem um plano de ação para ser desenvolvidos com suas crianças deficientes, mas apesar da falta de apoio, de preparo e de estímulos, as educadoras fazem um trabalho que contemple todas as crianças, de forma igual, sem discriminações. Os pais confiam na escola e elogiam o trabalho realizado por todos os profissionais, afirmando que as crianças são tratadas como todas as outras, que elas se sentem felizes e estão se desenvolvendo nos aspectos físico, motor, psíquico e social. O trabalho de pesquisa/intervenção possibilitou as educadoras compreenderam que com carinho, amor, respeito e atenção pode-se proporcionar a todos um bom ambiente de trabalho e às crianças, uma educação de qualidade. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Educação e Docência | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Educadoras | pt_BR |
dc.subject | Pais | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação pré-escolar | pt_BR |
dc.subject.other | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.title | A inclusão na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Docência da Educação Básica |
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Monografia final Andrea nov 2010.PDF | 668.59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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