Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49654
Type: Monografia (especialização)
Title: A matemática na educação infantil
Authors: Luciana Lelis Gualberto Pereira
First Advisor: Iza Rodrigues da Luz
First Referee: Isabel Oliveira Silva
Abstract: Este trabalho de pesquisa teve como objetivo analisar como a linguagem  matemática é trabalhada em uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) de  Belo Horizonte.  A intenção foi responder a seguinte questão: Como trabalhar a  linguagem matemática na Educação Infantil, a fim de proporcionar às crianças um  papel ativo no processo de ensino e aprendizagem, bem como garantir a qualidade  do mesmo? A pesquisa realizada teve como base teórica os seguintes temas:  Linguagem Matemática, Educação Infantil e Prática Pedagógica apresentados no  Desenvolvimento. Foi realizada uma pesquisa­ação em uma Unidade Municipal de  Educação Infantil de Belo Horizonte que teve como participantes 9 professores que  trabalham nos turnos: manhã e tarde da UMEI e 21 alunos da turma de 1º período  (crianças com 4 anos) do turno da tarde. Entrevistas e observação da prática  pedagógica serviram para analisar o trabalho com a linguagem matemática na  Educação Infantil. Os resultados demonstraram que os professores da escola  pesquisada compreendem que a linguagem matemática pertence à vida cotidiana e  que as crianças têm experiências com este saber, antes mesmo de se ingressarem  em uma instituição de ensino.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49654
Issue Date: 11-Dec-2010
Appears in Collections:Especialização em Docência da Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia Final.pdf732.74 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons