Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/49654
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A matemática na educação infantil
Autor(es): Luciana Lelis Gualberto Pereira
Primeiro Orientador: Iza Rodrigues da Luz
Primeiro membro da banca : Isabel Oliveira Silva
Resumo: Este trabalho de pesquisa teve como objetivo analisar como a linguagem  matemática é trabalhada em uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) de  Belo Horizonte.  A intenção foi responder a seguinte questão: Como trabalhar a  linguagem matemática na Educação Infantil, a fim de proporcionar às crianças um  papel ativo no processo de ensino e aprendizagem, bem como garantir a qualidade  do mesmo? A pesquisa realizada teve como base teórica os seguintes temas:  Linguagem Matemática, Educação Infantil e Prática Pedagógica apresentados no  Desenvolvimento. Foi realizada uma pesquisa­ação em uma Unidade Municipal de  Educação Infantil de Belo Horizonte que teve como participantes 9 professores que  trabalham nos turnos: manhã e tarde da UMEI e 21 alunos da turma de 1º período  (crianças com 4 anos) do turno da tarde. Entrevistas e observação da prática  pedagógica serviram para analisar o trabalho com a linguagem matemática na  Educação Infantil. Os resultados demonstraram que os professores da escola  pesquisada compreendem que a linguagem matemática pertence à vida cotidiana e  que as crianças têm experiências com este saber, antes mesmo de se ingressarem  em uma instituição de ensino.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação e Docência
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49654
Data do documento: 11-Dez-2010
Aparece nas coleções:Especialização em Docência da Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Final.pdf732.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons