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Type: Monografia (especialização)
Title: Análise de sensibilidade de indicadores de desempenho na equação da produtividade de caminhões basculantes : um estudo de caso
Authors: Bruno Cesar Pereira
First Advisor: Viviane da Silva Borges Barbosa
First Referee: Pedro Henrique Alves Campos
Abstract: Esta pesquisa foi elaborada com o intuito de conhecer a sensibilidade das variáveis que compõe o KPI de produtividade horária de uma frota de transporte em uma indústria de mineração. As operações unitárias de lavra da indústria do minério de ferro foram descritas, assim como os KPI’s que compõe a equação da produtividade horária: a distância média de transporte, a velocidade média e os tempos fixos. A análise foi elaborada através de uma coleta documental no setor de operação de mina para o estudo de caso, onde foi possível definir o domínio de oscilação dos indicadores listados. Os dados utilizados compreenderam a movimentação de uma frota de caminhões de 100 toneladas, no período de abril de 2021 a dezembro de 2021. Após a análise dos dados foi possível identificar a sensibilidade de cada variável que compõe o KPI de produtividade horária da frota de transporte. Pôde-se concluir que apesar das variações na distância média de transporte determinarem maiores ganhos na produtividade, os esforços devem ser concentrados para ganhos na velocidade média, uma vez que o KPI distância média de transporte é rigidamente determinado pelos planos de lavra.
Abstract: This research was designed with the aim of knowing the sensitivity of the variables that make up the hourly productivity indicator of a transport fleet in a mining industry. The unit operations of mining of the iron ore industry were described, as well as the indicators that make up the equation of hourly productivity: the average transport distance, the average speed and the fixed times. The analysis was carried out through a documentary collection in the mine operation sector for the case study, where it was possible to define the oscillation domain of the listed indicators. The data used comprised the movement of a fleet of 100-ton trucks, from April 2021 to December 2021. After analyzing the data, it was possible to identify the sensitivity of each variable that makes up the hourly productivity indicator of the transport fleet. It can be concluded that despite the variations in the average transport distance determine greater gains in productivity, efforts must be concentrated for gains in average speed, since the average transport distance indicator is rigidly determined by the mining plans.
Subject: Minas e recursos minerais
Tecnologia mineral
Caminhões
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MINAS
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Engenharia de Recursos Minerais
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/50034
Issue Date: 26-Aug-2022
Appears in Collections:Especialização em Engenharia de Recursos Minerais

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