Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/50051
Type: Monografia (especialização)
Title: Avaliação institucional: redimensionando os processos educacionais
Authors: Rita Beatriz Alves da Silva
First Advisor: Wilma Aparecida Soares Luna
Abstract: O presente trabalho parte de um problema enfrentado pela Escola Municipal Professor Evaldo Fontes, no município de Ipatinga, MG: a necessidade de elevar o seu índice de desenvolvimento, nos aspectos qualitativos e quantitativos. Tal necessidade, levou a escola a recorrer à avaliação institucional, como forma de buscar informações para pautar as tomadas de decisões. Frente à avaliação institucional, foi possível conhecer todos os segmentos da escola, a sua demanda e redimensionar as suas ações. Reconhecer na participação de seus sujeitos o diferencial na construção de uma educação emancipatória e com compromisso social. Este trabalho pretende descrever o processo pelo qual a escola passou, desde a constatação de seu baixo índice de desenvolvimento no IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, perpassando pela elaboração, implementação e consolidação do processo de avaliação institucional, pelo qual, a escola redimensionou as suas ações, tornando-as mais transparentes e eficazes. Pretende ainda, confirmar a avaliação institucional como ponto de partida para a mudança, e a reavaliação como chave para sua consolidação.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gestão Escolar
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/50051
Issue Date: 29-Jul-2011
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_RITA_BEATRIZ_ALVES_DA_SILVA.pdf195.38 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons