Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/50051
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Avaliação institucional: redimensionando os processos educacionais
Autor(es): Rita Beatriz Alves da Silva
primer Tutor: Wilma Aparecida Soares Luna
Resumen: O presente trabalho parte de um problema enfrentado pela Escola Municipal Professor Evaldo Fontes, no município de Ipatinga, MG: a necessidade de elevar o seu índice de desenvolvimento, nos aspectos qualitativos e quantitativos. Tal necessidade, levou a escola a recorrer à avaliação institucional, como forma de buscar informações para pautar as tomadas de decisões. Frente à avaliação institucional, foi possível conhecer todos os segmentos da escola, a sua demanda e redimensionar as suas ações. Reconhecer na participação de seus sujeitos o diferencial na construção de uma educação emancipatória e com compromisso social. Este trabalho pretende descrever o processo pelo qual a escola passou, desde a constatação de seu baixo índice de desenvolvimento no IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, perpassando pela elaboração, implementação e consolidação do processo de avaliação institucional, pelo qual, a escola redimensionou as suas ações, tornando-as mais transparentes e eficazes. Pretende ainda, confirmar a avaliação institucional como ponto de partida para a mudança, e a reavaliação como chave para sua consolidação.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Gestão Escolar
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/50051
Fecha del documento: 29-jul-2011
Aparece en las colecciones:Especialização em Gestão Escolar EAD

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
TCC_RITA_BEATRIZ_ALVES_DA_SILVA.pdf195.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons