Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/50051
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Avaliação institucional: redimensionando os processos educacionais
Autor(es): Rita Beatriz Alves da Silva
Primeiro Orientador: Wilma Aparecida Soares Luna
Resumo: O presente trabalho parte de um problema enfrentado pela Escola Municipal Professor Evaldo Fontes, no município de Ipatinga, MG: a necessidade de elevar o seu índice de desenvolvimento, nos aspectos qualitativos e quantitativos. Tal necessidade, levou a escola a recorrer à avaliação institucional, como forma de buscar informações para pautar as tomadas de decisões. Frente à avaliação institucional, foi possível conhecer todos os segmentos da escola, a sua demanda e redimensionar as suas ações. Reconhecer na participação de seus sujeitos o diferencial na construção de uma educação emancipatória e com compromisso social. Este trabalho pretende descrever o processo pelo qual a escola passou, desde a constatação de seu baixo índice de desenvolvimento no IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, perpassando pela elaboração, implementação e consolidação do processo de avaliação institucional, pelo qual, a escola redimensionou as suas ações, tornando-as mais transparentes e eficazes. Pretende ainda, confirmar a avaliação institucional como ponto de partida para a mudança, e a reavaliação como chave para sua consolidação.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Gestão Escolar
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/50051
Data do documento: 29-Jul-2011
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