Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/50304
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Paulo Henrique de Queiroz Nogueira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8909526439792166 | pt_BR |
dc.creator | Andréa Luiza Pereira Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-23T13:31:36Z | - |
dc.date.available | 2023-02-23T13:31:36Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-09 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/50304 | - |
dc.description.resumo | A proposta do plano de ação consiste em trabalhar a educação sexual com jovens do 3º ano do Ensino Médio dando ênfase às diversas formas de relacionamentos entre as pessoas, concepções sobre a diversidade sexual, seus preconceitos e representações sobre as homossexualidades. O foco primordial é contribuir para enfrentar distintas formas de discriminação ligadas a situações de homofobia por meio do esclarecimento e confronto de ideias prévias sobre gênero e sexualidade. É no ambiente escolar que vamos encontrar a oportunidade propícia para exaltar as diferenças e superar preconceitos, posto que educadores e gestores das escolas precisam reconhecer que falar sobre a sexualidade é extremamente importante para a formação holística dos jovens. Essa temática urge sair do silenciamento para que aprendamos a ter ações humanizadas por meio de situações que promovam o reconhecimento e respeito às diferenças. Prova disso foi o sucesso do projeto de intervenção na E.M Luiz Gatti, os jovens que participaram das aulas e oficinas cooperaram além das expectativas em todas as situações propostas no plano de ação, e, ao final, lamentaram o fim das atividades. Almejamos que essa intervenção se constitua num norte orientador das ações a serem desenvolvidas na prática diária dos professores. Nesta proposta, o aluno é o ponto central do processo, portanto, suas condições, necessidades, individualidades e interesses irão determinar o tipo e a forma da organização das situações pedagógicas a serem desenvolvidas em aula. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Diversidade sexual | pt_BR |
dc.subject | Homofobia | pt_BR |
dc.subject | Preconceito | pt_BR |
dc.title | Literatura e educação sexual: um plano de ação com jovens do ensino médio | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Andréa Luiza Pereira Silva.pdf | 391.84 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License