Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/50313
Type: Monografia (especialização)
Title: Aprendizagem baseada em problemas no ensino de transgênicos: uma intervenção realizada com estudantes do ensino médio
Authors: Douglas Costa da Silva
First Advisor: Glessyan de Quadros Marques
Abstract: O presente artigo trata-se de uma intervenção didática fundamentada na metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), a qual foi realizada com estudantes do Ensino Médio em uma disciplina de Biologia, em uma escola pública da região de Belo Horizonte. Nosso intuito foi abordar a temática de organismos geneticamente modificados por meio de um problema sobre milho transgênico, de modo a promover o debate, a participação ativa dos estudantes e a formação do pensamento crítico sobre o tema. Tal abordagem foi desenvolvida em três momentos que envolveram o estabelecimento de relações com o problema proposto, o debate e a produção escrita. A partir disso, analisamos as soluções indicadas pelos estudantes para o problema proposto, e analisamos as suas respostas escritas em uma carta. A metodologia de análise utilizada foi a categorização das produções escritas dos estudantes e a análise das soluções indicadas para o problema proposto. Os resultados apontam que a maioria dos estudantes apresenta uma opinião favorável ao plantio do milho geneticamente modificado devido às vantagens associadas a economia e a maior oferta de alimentos, por exemplo. Há também estudantes que são contrários ao plantio do milho transgênico, justificando que há riscos dessa planta provocar problemas de saúde e impactos ambientais. Também foi observado que de modo geral, os estudantes embasaram seus argumentos em dados obtidos por eles em pesquisas.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/50313
Issue Date: 17-Dec-2022
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Aprendizagem Baseada em Problemas no Ensino de Transgênicos - Alt.pdf866.74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.