Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/50313
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Aprendizagem baseada em problemas no ensino de transgênicos: uma intervenção realizada com estudantes do ensino médio |
Authors: | Douglas Costa da Silva |
First Advisor: | Glessyan de Quadros Marques |
Abstract: | O presente artigo trata-se de uma intervenção didática fundamentada na metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), a qual foi realizada com estudantes do Ensino Médio em uma disciplina de Biologia, em uma escola pública da região de Belo Horizonte. Nosso intuito foi abordar a temática de organismos geneticamente modificados por meio de um problema sobre milho transgênico, de modo a promover o debate, a participação ativa dos estudantes e a formação do pensamento crítico sobre o tema. Tal abordagem foi desenvolvida em três momentos que envolveram o estabelecimento de relações com o problema proposto, o debate e a produção escrita. A partir disso, analisamos as soluções indicadas pelos estudantes para o problema proposto, e analisamos as suas respostas escritas em uma carta. A metodologia de análise utilizada foi a categorização das produções escritas dos estudantes e a análise das soluções indicadas para o problema proposto. Os resultados apontam que a maioria dos estudantes apresenta uma opinião favorável ao plantio do milho geneticamente modificado devido às vantagens associadas a economia e a maior oferta de alimentos, por exemplo. Há também estudantes que são contrários ao plantio do milho transgênico, justificando que há riscos dessa planta provocar problemas de saúde e impactos ambientais. Também foi observado que de modo geral, os estudantes embasaram seus argumentos em dados obtidos por eles em pesquisas. |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Educação em Ciências |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/50313 |
Issue Date: | 17-Dec-2022 |
Appears in Collections: | Especialização em Educação em Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Aprendizagem Baseada em Problemas no Ensino de Transgênicos - Alt.pdf | 866.74 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.