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dc.creatorCláudia Maria Alves Vilhenapt_BR
dc.creatorCelia da Consolação Diaspt_BR
dc.date.accessioned2023-04-06T20:25:24Z-
dc.date.available2023-04-06T20:25:24Z-
dc.date.issued2021-
dc.citation.volume17pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage21pt_BR
dc.identifier.issn19806949pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/51718-
dc.description.abstractIn a world increasingly connected with new information technologies, museum professionals use information, resources and informational sources to perform all museum activities. Therefore, museum professionals produce, mediate, consume and share information. Therefore, the professionalrole of the museum worker turns to the constant development of new skills with regard to the appropriation of information. Competence in information, in addition to gathering skills in order to access and use information, is closely related to society. In such a way that this competence contributes to the development of individuals, so that they are able to make more conscious choices in their lives. For this reason, this article aims to present possible dialogues between information competence and museum professionals, with regard to the use and sharing of the information input, in the physical or digital museological environment. The methodology used came from a descriptive bibliographic research. The results indicated that both the competence in information and the museological institutions aim at improving citizens. Both are concerned with the formation of the individual as an informational subject. In conclusion, it is evident that the museum's team of workers is made up of information professionals, who have information needs to solve problems arising from the museological process, the development of an ethical and responsible attitude of museum professionals regarding the use of the information, as well as bringing museums closer to Museology.pt_BR
dc.description.resumoEm um mundo cada vez mais conectado com as novas tecnologias de informação, os profissionais de museus usam a informação, os recursos e as fontes informacionais para desempenharem todas as atividades museais. Portanto, os profissionais de museus produzem, medeiam, consomem e compartilham informação. Logo, o protagonismo profissional do trabalhador de museu volta-se para o desenvolvimento constante de novas competências no que se refere à apropriação da informação. A competência em informação, para além da reunião de habilidades com intuito de acessar e empregar a informação, está intimamente relacionada com a sociedade. De tal ordem, que essa competência contribui para o desenvolvimento dos indivíduos, a fim de que eles sejam capazes de fazer escolhas mais conscientes em suas vidas. Em razão disso, o presente artigo tem como objetivo apresentar diálogos possíveis entre a competência em informação e os profissionais de museus, no que se refere ao uso e ao compartilhamento do insumo informação, no ambiente museológico físico ou digital. A metodologia utilizada partiu de uma pesquisa bibliográfica descritiva. Os resultados indicaram que tanto a competência em informação, quanto as instituições museológicas visam a melhoria dos cidadãos. Ambas se preocupam com a formação do indivíduo enquanto sujeito informacional. Como conclusão, evidencia-se, que a equipe de trabalhadores do museu é formada por profissionais da informação, os quais têm necessidades de informação para resolver problemas decorrentes do processo museológico, o desenvolvimento da atitude ética e responsável dos profissionais de museus relativo ao uso da informação, bem como a aproximação dos museus com a Museologia.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira De Biblioteconomia E Documentaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfissional de museupt_BR
dc.subjectCompetência em informaçãopt_BR
dc.subjectApropriação da informaçãopt_BR
dc.subjectCompartilhamento da informaçãopt_BR
dc.subject.otherCiência da Informaçãopt_BR
dc.subject.otherInformaçãopt_BR
dc.titleA competência em informação e os profissionais da informação em museus: diálogos possíveispt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1631pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8682-4403pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0891-6454pt_BR
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