Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/51769
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DC FieldValueLanguage
dc.creatorLucinei Pereira da Silvapt_BR
dc.creatorLana Mara de Castro Simanpt_BR
dc.creatorAraci Rodrigues Coelhopt_BR
dc.date.accessioned2023-04-10T22:44:07Z-
dc.date.available2023-04-10T22:44:07Z-
dc.date.issued2017-09-
dc.citation.issue11pt_BR
dc.citation.spage305pt_BR
dc.citation.epage314pt_BR
dc.identifier.isbn9788589943260pt_BR
dc.identifier.sici1pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/51769-
dc.description.resumoIniciamos nossa discussão, embalados pelo “som” e fruição poética de Cazuza, que nos instiga a compreender o museu como espaço (re) siginificador de identidades entremeadas de saberes simbólicos, energia e fluidez. Nesse lugar de grandes novidades, de lapsos e de apagamentos de rastros,são provocados deslocamentos temporais, apropriações e usufrutos.Trata-se em pensar o espaço museal como local de memórias compartilhadas por uns e em conflito por outros, e nessa tensão revelam silenciamentos de memórias que não sejam hegemônica. No caso da constituição de museus de cidade, que narram a história do município não é raro encontrar aqueles que negam a heterogeneidade das práticas histórico sociais, excluindo aqueles que a história encarregou de excluir, de modo a correr o risco das representações do futuro (ou o presente) repetir o passado. Portanto, as reflexões apresentadas neste texto traduzem nosso esforço em compreender de que forma as disputas identitárias ocorridas na cidade de Governador Valadares/MG ao longo de sua história, comparecem na exposição encenada pelo Museu da Cidade. Perguntamos mais especificamente com quais silenciamentos e abusos de memória o museu narra a história local? Qual história narra o museu, de quais sujeitos e grupos sociais? Quem são os sujeitos e grupos invisibilizados na história narrada pelo museu? Inegavelmente, é importante pensar o museu como a instituição de memória das sociedades que assume sua função de criar pontes com o passado, o presente e o futuro. Na verdade, o museu é um território não só de guarda ou preservação da memória, mas também de sua construção social, muitas vezes utilizada como instrumento de luta e afirmação de identidades étnicas e culturais. Dessa forma,ressaltamos a importância da prática social e educativa em museus, com o intuito de promover a compreensão da história pelos sujeitos e promover vínculos de pertencimentos entre os grupos sociais e a localidade em que vivem, gerando possibilidade de engajamentos em práticas cidadãs na e pela localidade. Em outras palavras, o museu pode ser considerado um lugar para se viver uma experiência sensível e problematizadora produzindo significados através de seus objetos, exposições e propostas educativas, diferentes das empreendidas pela escola.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofEncontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História-
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPassadopt_BR
dc.subjectTrajetóriaspt_BR
dc.subject.otherMuseuspt_BR
dc.subject.otherHistória localpt_BR
dc.subject.otherMemória coletivapt_BR
dc.titleMarcas do passado e trajetórias oblíquas no Museu da Cidadept_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://xienpeh.ufrj.br/wp-content/uploads/anais_xi_enpeh_final.pdfpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5427-8134pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8061-9924pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0257-5492pt_BR
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