Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/52380
Type: Tese
Title: A adoção da inovação na graduação em um período anterior e durante o tempo pandêmico: um estudo sob a perspectiva da complexidade
Authors: Camila Vilela de Queiroz
First Advisor: Júnia de Carvalho Fidellis Braga
metadata.dc.contributor.advisor2: -
First Co-advisor: -
metadata.dc.contributor.advisor-co2: -
First Referee: Antônio Carlos Soares Martins
Second Referee: Adriana Gouvea Dutra Teixeira
Third Referee: Ronaldo Correa Gomes Junior
metadata.dc.contributor.referee4: Luciana de Oliveira Silva
metadata.dc.contributor.referee5: -
Abstract: A crescente demanda do uso de ferramentas tecnológicas voltadas para mediação de práticas pedagógicas tem sido abordada em diferentes estudos no campo da Linguística Aplicada. Além disso, a temática tem atraído o interesse de órgãos públicos que apoiam o uso de tecnologias como aparato pedagógico, no sentido de subsidiar políticas públicas já implementadas no Brasil, com o intuito de ampliar a utilização dessas ferramentas na área educacional. A questão ganhou destaque com a pandemia causada pelo coronavírus, já que, em função do distanciamento físico, para que as escolas e as universidades de nosso país pudessem seguir com seu ano letivo, ocorreu a migração das aulas presenciais para as aulas remotas e, dessa forma, tornou-se frequente o acesso à internet, aos aplicativos e às plataformas digitais. Com isso, professores e alunos viram-se diante de uma nova modalidade de ensino, de utilização de novas práticas, de estratégias digitais e de uso não espontâneo de recursos tecnológicos. Neste sentido, a fim de colaborar com estudos na área da Linguística Aplicada vinculada à tecnologia, propõe-se este trabalho tendo como eixo orientador discussões sobre a Complexidade e o Modelo da Adoção da Inovação de Rogers (2003). O objetivo geral deste estudo é observar, sob a ótica dos Sistemas Adaptativos Complexos e do Modelo de Rogers (2003), a percepção de um grupo de alunos de graduação a respeito do uso, espontâneo e compulsório, ou seja, antes e durante a pandemia, de recursos digitais para ensino-aprendizagem. Para o levantamento de dados, foram utilizados como métodos um questionário semiestruturado e, depois, a produção, com apoio de um roteiro, de uma tecnobiografia por trinta e sete graduandos, os quais compartilharam suas percepções quanto ao uso de TDICs em seu processo formativo, antes e durante o período pandêmico. O tratamento desses dados pauta-se na abordagem ualitativointerpretativista. Os resultados deste estudo permitiram perceber que os graduandos, apesar de terem sentido quão intenso e cansativo foi o ERE, também perceberam vantagens no uso de TDICs em seu processo formativo. O intuito desta pesquisa é ampliar as discussões da inserção de tecnologia na formação superior bem como suscitar novas pesquisas abordando a adoção de tecnologias sob a perspectiva da complexidade e, até mesmo, o surgimento de possíveis iniciativas de criação de cursos de ensino e/ou extensão, não somente na área de Letras, como em cursos de licenciaturas, de um modo geral.
Abstract: The growing demand for the use of technological tools aimed at mediating pedagogical practices has been addressed in different studies in the field of Applied Linguistics. In addition, the theme has attracted the interest of public bodies that support the use of technologies as a pedagogical apparatus, in the sense of subsidizing public policies already implemented in Brazil, with the aim of expanding the use of these tools in the educational area. The issue gained prominence with the pandemic caused by the coronavirus, since, due to the physical distance, so that schools and universities in our country could continue with their academic year, there was a migration from face-to-face classes to remote classes and, therefore, access to the internet, applications and digital platforms has become frequent. As a result, teachers and students found themselves facing a teaching modality, the adoption of new practices, digital strategies and the non-spontaneous use of technological resources. For that matter, in order to collaborate with studies in the area of Applied Linguistics linked to technology, this work is proposed having as a guiding axis discussions on Complexity and the Innovation Adoption Model of Rogers (2003). The general objective of this study is to observe, from the perspective of Complex Adaptive Systems and the Rogers Model (2003), the perception of a group of undergraduate students regarding the use, spontaneous and compulsory, that is, before and during the pandemic, of digital resources for teaching and learning. For data collection, a semi-structured questionnaire was used as a method and then the production, with the support of a script, of a technobiography by thirty-seven undergraduates, who shared their perceptions regarding the use of DICTs in their training process, before and during the pandemic period. The treatment of these data is based on the qualitative-interpretative approach. The results of this study allowed us to perceive that the undergraduates, despite having felt how intense and tiring the Emergency Remote Teaching was, also perceived advantages in the use of DICTs in their training process. The purpose of this research is to broaden the discussions on the insertion of technology in higher education, as well as to encourage new research addressing the adoption of technologies from the perspective of complexity and even the emergence of possible initiatives to create teaching and/or extension courses, not only in the area of Literature, but also in undergraduate courses in general.
Subject: Linguística aplicada
Tecnologia educacional
Ensino auxiliado por computador
Ensino a distância
COVID-19, Pandemia de, 2020-
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/52380
Issue Date: 16-Mar-2023
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